segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mais vinhos do Alentejo na ExpoVinis

Os Vinhos do Alentejo voltam ao Brasil com força durante a Expovinis,. Líderes de vendas no mercado português - detendo cerca de 40% do volume total de vendas e quase 45% em valor, os vinhos da região tem no Brasil seu principal destino de exportação atual.
“Entre 2004 e 2010 verificamos que a exportação de vinhos do Alentejo para o Brasil aumentou quase 200%. Só no ano passado, em 2010, foi registrado um crescimento de 48%. Esta é uma demonstração da qualidade do vinho alentejano, do trabalho esforçado de produtores e importadores e, porque não reconhecê-lo, mais um reflexo do período de ascensão que a economia brasileira apresenta”, observa Dora Simões, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CRVA).
Ainda segundo Dora Simões, os vinhos alentejanos estão presentes na Expovinis por se tratar de um dos mais relevantes eventos do setor realizados na América do Sul: “A presença dos vinhos alentejanos em edições anteriores traduziu-se num reforço na notoriedade junto de compradores, críticos e opinião pública, o que é absolutamente decisivo para reforçar a presença e a imagem destes vinhos no mercado brasileiro”, explica.
Durante o evento, será possível degustar no estande da CVRA (nº 101) vinhos de 14 produtores: Adega Mayor, Encostas de Estremoz, Enoforum, Ervideira, Herdade das Aldeias, Herdade dos Coelheiros, Herdade dos Cotéis, Herdade dos Grous, Herdade do Menir/Couteiro Mor, Herdade do Pinheiro, Herdade do Rocim, Marcolino Sebo, Medeiros e Terras de Alter.
Além da presença de produtores no espaço dos Vinhos do Alentejo, a CVR Alentejana promovera´ainda duas provas comentadas com vinhos tops de gama da região. No dia 26, das 18h às 19h, o sommelier português Manuel Moreira, colaborador da revista “WINE – A Essência do Vinho”, provador do International Taste & Quality Institute e considerado “Escanção do Ano 2005” pela Academia Internacional de Gastronomia, orienta a primeira prova. A segunda, a realizar-se no mesmo horário no dia 27, será protagonizada pelo crítico brasileiro de vinhos Jorge Lucki, autor de uma coluna semanal no jornal “Valor Econômico” e ainda colaborador das revistas “Estampa” e “Prazeres da Mesa”.
A CVRA, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, foi criada em 1989 e é um órgão de direito privado e utilidade pública que certifica o vinho DOC Alentejo e o vinho Regional Alentejano. É ainda responsável pela promoção dos Vinhos da região nos mercados nacionais e internacionais. Sua atividade é financiada por meio da venda dos selos de certificação que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo. www.vinhosdoalentejo.pt

Nenhum comentário: