segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mais detalhes sobre o lançamento Dunamis


Javier Gonzalez Michelena, o enólogo, Gabriela Fontoura Brasil, diretora comercial, e José Antonio Peterle, no lançamento, na Le Patissier, em Porto Alegre

José Antonio Peterle inspirou-se nos gregos para denominar o seu vinho
Fotos Liane Neves
.............
Como já informei, a Dunamis Vinhos e Vinhedos realizou um coquetel de pré-lançamento do seu novo vinho tinto na segunda-feira, 4 de abril, na Le Pâtissier, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Agora, posso dar mais alguns detalhes do lançamento.
O Dunamis Cor safra 2009, que foi apresentado a apenas 100 convidados, é elaborado com as uvas Merlot (60%) e Cabernet Franc (40%). “O vinho segue o mesmo estilo do vinho anterior: leve, com graduação alcoólica de 12%, cor jovial, frutado e fresco”, afirma o proprietário José Antônio Peterle.
A diferença é que o trabalho realizado na melhora da qualidade do vinhedo já apresenta resultados no vinho, que passa a ter uma maior capacidade de evolução por amadurecer 100% em barricas de carvalho. “Isso aumenta a sua complexidade aromática e dá mais estrutura em boca”, informa o enólogo Javier Gonzalez Michelena. O Dunamis Cor safra 2008 tinha apenas 30% do Merlot e do Cabernet Franc com passagem por barricas de carvalho.
“Estamos apresentando este vinho agora para a sua chegada ao mercado na entrada do inverno”, explica o diretor-executivo da Dunamis, Júlio César Kunz. Foram elaboradas apenas 2 mil garrafas deste vinho, exatamente o mesmo volume do Dunamis Cor safra 2008, já esgotado. Ainda este ano, a Dunamis deve lançar um vinho rosé e um espumante com uvas Chardonnay cultivadas em Cotiporã, na Serra Gaúcha, na divisa com Veranópolis, terra da longevidade.
Depois de quase 30 anos como produtor rural, plantando arroz, criando gado e cultivando maça, Perterle iniciou, em 2002, um novo projeto para a produção de uvas viníferas de qualidade em Dom Pedrito (com 15 hectares) e em Cotiporã (com 10 hectares). Esta é a origem dos vinhos finos de alta qualidade Dunamis, que recebeu R$ 5 milhões em investimentos, que deve dobrar nos próximos cinco anos.
Com apoio técnico da Embrapa Uva e Vinho desde 2005, foram e estão sendo identificadas as variedades de uvas que melhor se adaptam às áreas de cultivo da Dunamis. Em um hectare, por exemplo, são cultivadas mais de 50 variedades de uva para avaliar quais se adaptam melhor ao terroir de Dom Pedrito.
Em 2008 e 2009 foram elaborados vinhos experimentais, com a consultoria do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Celito Guerra, que foram doados para entidades beneficentes de Dom Pedrito e região. “Depois destes testes, lançamos dois vinhos no mercado no final de 2010”, observa Peterle, acrescentando que, em 2009, agregou a consultoria do renomado enólogo chileno Mário Geisse, diretor-técnico da Casa Silva e da Vinícola Geisse.
Os dois primeiros rótulos da Dunamis, com produção limitada, lançado no ano passado, são o vinho branco Dunamis Ser Sauvignon/Chardonnay, da safra 2010, com 11,5% de álcool, e o Dunamis Cor Merlot/Cabernet, da safra 2008, com 12% de álcool, que teve sua comercialização esgotada em três meses.
Dunamis é um nome sonoro, forte e global. Do antigo grego, significa poder, capacidade, força, habilidade e determinação. Em latim, quer dizer potencial. Aristóteles usava o termo para expressar capacidade de adquirir habilidades. É a raiz de palavras como “dinâmico”, “dinamite” e “dínamo”, com sentido de energia constante.

Nenhum comentário: