segunda-feira, 11 de abril de 2011

Jantares harmonizados com vinhos no Hotel Sheraton Porto Alegre


Carpaccio de lula e camarão preparado pelo chef Mauro Souza.
Foto DU/JN
.............
O programa de jantares harmonizados e festivais gastronômicos criados pelo Hotel Sheraton Porto Alegre funcionou tão bem, no ano passado, lotando os restaurantes do hotel, que a direção e o chef Mauro Souza estão repetindo, este ano, o projeto, com o acréscimo de alguns países nos jantares temáticos. Por solicitação dos clientes, alguns países terão sua gastronomia apresentada novamente.
No início de abril, houve o jantar harmonizado com espumantes da Vinicola Cavalleri, do Vale dos Vinhedos, com excelente freqüência, inclusive, algumas noites com lotação do Bistrô Porto Alegre esgotada. O chef Mauro Souza, sempre atencioso, visitou as principais mesas da casa para conversar com os comensais e explicar porque usou este ou aquele ingrediente na preparação dos pratos. Entre os presentes, os jornalistas Maria do Carmo, Eduardo Bins Ely e Danilo Ucha.
Lembro de ter visitado a Cavalleri logo que ela começou. Se não me engano, ela é a última propriedade do Vale dos Vinhedos no sentido de Monte Belo. Estive lá há mais de 20 anos. Lembro que havia uma moça muito bonita que era ou iria concorrer à Rainha da Itália no Mundo. Estavam sendo preparados os primeiros vinhos da cantina.
A primeira semana harmonizada foi com frutos do mar e espumante Cavavlleri. Como entrada fria, rap de kani kama e salmão defumado com rúcula, acompanhando por Brut Charmat; a entrada quente, carpaccio de lula e camarão banhado em essência de maracujá, harmonizado com Rosé Moscatel. Depois, para tirar o gosto da boca, sorbet de espumante e limão siciliano. O primeiro prato foi folhado de salmão com mousseline de espinafre, acompanhado por Brut Champenoise. A sobremesa foi crepe passion de maçã com sorvete de baunilha, harmonizado com Cavalleri Moscatel.

Nenhum comentário: