quinta-feira, 7 de abril de 2011

Haverá gigot d´agneau de pré-salé?


Flávia de Mello vai oferecer o coquetel dia 6 de maio na França
.............
Se é na Normandia, certamente, vai haver algum prato típico com o cordeiro clássico da região, cuja carne os normandos garantem que não precisa de sal, pois já vem salgada pelo pasto que o animal come. O Gigot d’agneau de pré-salé é o cordeiro típico da Normandia. O sabor especial é conferido pela alimentação. O animal pasta numa vegetação carregada de sal e iodo, pois é frequentemente coberta pelo mar, daí a expressão pré-salé ou pré-salgado. Isso tudo acontece no Mont Saint-Michel, uma pequena ilha rochosa no departamento de La Manche. Muito consumido na Páscoa, o cordeiro vai ao forno salpicado de alecrim e é servido com legumes - entre eles, feijões verdes, os flageolets verts.
Estou falando do Brasil Gourmet que vai reunir chefs brasileiros, muitos gaúchos, durante o mês de maio, na Normandia, organizado pela hoteleira gaúcha Flávia de Mello, dona do Hôtel dês Isles. O primeiro festival de gastronomia brasileira “Brasil Gourmet” acontecerá de 7 a 29 de de maio no Hôtel des Isles, situado na região da Normandia, na França. O evento contará com a presença de diversas celebridades do país.
No primeiro dia, a chef Carla Pernambuco é quem assume o comando das panelas. A renomada gaúcha, proprietária do restaurante Carlota, já passou pelas cozinhas de Nova York e atualmente escreve para revistas, além de ter diversos livros publicados.
Nos demais dias do evento, os jantares ficarão por conta de outros importantes nomes da culinária: Caco Zanchi, outro gaúcho, ex-dono de restaurante em Porto Alegre, atualmente proprietário do Kos Cafeteria e Restaurante, na Bélgica; Gustavo Corrêa Pinto – professor de gastronomia;e Fernanda Azevedo – banqueteira gaúcha de mãos cheias. O evento também contará com a presença de Souza, do bar Veloso, que foi eleito pela Revista Veja como o melhor barman de São Paulo.
A proprietária do hotel e organizadora do evento, Flávia de Mello, oferecerá no dia 6 de maio um coquetel de abertura para convidados, com a presença do embaixador do Brasil na França.
Para mais informações sobre o evento, contate o Hôtel des Isles através do telefone: +33 (0)2 33 04 90 76 ou site www.hoteldesisles.com

Um comentário:

Jorge Ducati disse...

Boa tarde, Danilo

Leitor assíduo de teu blog, não pude deixar de ver a nota sobre o cordeiro do pré-salé, ou prado salgado. Por incrível coicidência, estou no Mont Saint-Michel neste fim de semana, com meu filho Gabriel, e almoçamos o cordeiro pré-salé no restaurante...Le Pré Salé! gigot e costeletas, muito bom, carne delicada e de gosto bem refinado. Também vimos as ovelhas, de raça com cabeça preta. Estou na França e Portugal por três meses, como professor convidado do International Vintage Master em Angers e Vila Real; acabo de participar do juri de Tastevinage na Confrérie du Tastevin em Beaune, aproveitando que eu estava lá para apresentar trabalho no congresso Wine Active Compounds. Agora, vinhos locais aqui na Normandia fica difícil, assim que vamos para a cidra e um bom Calvados! Pena que não poderei estar no evento do pré-salé...

Saudações enófilas
Jorge Ducati