quinta-feira, 21 de abril de 2011

D.O. Vale dos Vinhedos será apresentada na Expovinis 2011

A partir do dia 26, em São Paulo, terei vários compromissos com o mundo do vinho. Um deles, será aapresentação da D.O. Vale dos Vinhedos, iniciativa que acompanhei desde o seu começo. Com o processo em fase final para registro no INPI, a Aprovale fará a primeira apresentação pública e divulgará os rótulos que irão compor a que será a primeira Denominação de Origem de vinhos do Brasil.
A Expovinis Brasil 2011 será o palco para a apresentação ao mercado das regras e dos rótulos que irão compor a primeira Denominação de Origem (DO) brasileira. A ação visa informar ao público que estará no evento o que os aguarda quando a certificação for outorgada pela Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Além da apresentação, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) realizará um brinde no Brazilian Sparkling Lounge com os vinhos aprovados através dos procedimentos previstos na regulamentação da futura DO e que aguardam para serem disponibilizados ao mercado.
O terroir dos vinhos do Vale já é reconhecido graças aos parâmetros de qualidade aplicados pelas vinícolas a partir da certificação da Indicação de Procedência. A DO, por sua vez, representará a evolução deste padrão, levando a público o potencial e a maturidade produtiva das vinícolas do Vale dos Vinhedos. O presidente da Aprovale, Rogério Carlos Valduga, que estará acompanhando as atividades, observa que, em função do público especializado que atrai, a participação na Expovinis terá grande importância na consolidação do Vale dos Vinhedos produtor de vinhos de alta qualidade. “A D.O. fortalecerá ainda mais a identidade dos vinhos elaborados no Vale dos Vinhedos, já reconhecida em 2002 no Brasil com a conquista da Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos”, destaca.
Dirigida a jornalistas especializados e convidados, a apresentação das regras e dos vinhos que irão compor a D.O. Vale dos Vinhedos será realizada na terça-feira (26), na sala de programação paralela da Expovinis. No dia seguinte será a vez de reunir convidados vips em um coquetel no Brazilian Sparkling Lounge. Ainda no dia 27, o Vale marca presença no Curso de Degustação com Espumantes através do projeto Vinhos do Brasil. Entre os rótulos selecionados pela jornalista Silvia Mascella, que conduzirá este curso, está um com a futura D.O.
Aproveitando o evento, a Aprovale também estará lançando o Manual da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos. A iniciativa visa esclarecer e consolidar os conceitos de Indicação Geográfica (I.G.), Indicação de Procedência (I.P.) e Denominação de Origem (D.O.). Cabe destacar que esses conceitos na Europa já estão internalizados pelo mercado consumidor por serem utilizados há séculos, enquanto que no Brasil ainda são relativamente recentes, pois o reconhecimento da primeira I.G. ocorreu em 2002. Em uma linguagem simples e acessível, a publicação traz as regras da D.O. e os benefícios que o consumidor e também a comunidade do Vale dos Vinhedos ganham com a certificação.
Já na feira de expositores, o Vale dos Vinhedos estará representado na Expovinis por sete vinícolas, sendo três com estandes próprios e quatro com estandes inseridos no espaço Vinhos do Brasil, coordenado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). São elas: Almaúnica, Casa Valduga, Dom Cândido, Don Laurindo, Marco Luigi, Miolo e Pizzato.
PROGRAMAÇÃO NA EXPOVINIS BRASIL 2011
Apresentação das regras e dos vinhos que irão compor a D.O Vale dos Vinhedos
Data: 26/4 – 3ª feira
Horário: 19h30
Participantes: jornalistas e convidados
Local: Sala de programação paralela
Coquetel no Brazilian Sparkling Lounge
Data: 27/4 - 4ª-feira
Horário: 18h30
Participantes: brinde com jornalistas e convidados vips
Local: Brazilian Sparkling Lounge
Curso de degustação com espumantes brasileiros
Data: 27/4 – 4ª feira
Horário: 16h
Local: Salas de programação paralela – Cursos de degustação Vinhos do Brasil
Participação na Feira
Vinícolas com estandes próprios: Miolo Wine Group, Casa Valduga e Pizzato Vinhas e Vinhos
Vinícolas com estandes no espaço Vinhos do Brasil: Almaúnica, Dom Cândido, Don Laurindo e Marco Luigi

Nenhum comentário: