segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dão, Lisboa e Beira Interior

Vinho de uva quase extinta e primeiro rótulo kosher português estão entre os lançamentos e destaques. As Comissões Vitivinícolas Regionais do Dão, de Lisboa e da Beira Interior desembarcam em São Paulo no próximo dia 26 para apresentar seus vinhos mais emblemáticos na 15ª edição do ExpoVinis Brasil, maior salão de vinhos da América Latina que acontece no Expo Center Norte entre 26 e 28 de abril. As regiões estão entre as produtoras vitivinícolas mais antigas do mundo, além de representarem a tradição e diversidade do terroir português. A ocasião também celebra o Centenário da Demarcação da Região do Dão, primeira região de vinhos não licorosos a ser demarcada e regulamentada em Portugal.

Confira as vinícolas e os destaques preparados para o ExpoVinis Brasil:

• Comissão Vitivinícola Regional do Dão:
 a Adega Penalva do Castelo destaca, entre seus rótulos, um tinto, um branco e um rosé: o Reserva 2007, o Encruzado 2009 e o Doc 2009, respectivamente.
 a vinícola Silgueiros selecionou o Dom Daganel 2005 para integrar a ‘comitiva’ dos rótulos que serão apresentados no evento.
 Adega Mangualde: traz o ex-libris Foral D. Henrique Garrafeira 2007, elaborado com as castas Touriga Nacional e Tinta Roriz.
 Caves Arcos Rei: apresenta o Dão Valmonte Tinto 2009, 100% Alfrocheiro, considerada uma das mais importantes castas tintas do Dão.
 UDACA: leva ao evento os rótulos da União das Adegas Cooperativas da Região Demarcada do Dão, fundada em 1966.
 Vinícola de Nelas: criada em 1939, a Nelas destaca os seus Reservas e Garrafeiras, e as linhas Dão Oiro da Beira , Escanção, Status e Quinta das Estrémuas.
 FTP Wines: sediada no Brasil, mas com DNA português, a FTP Wines é especializada na importação dos melhores rótulos de Portugal. Da região do Dão, chegam ao Brasil os rótulos Terras de Penalva DOC Tinto Reserva, Tinto e Branco, o Quinta do Serrado DOC Tinto Reserva, o Quinta do Serrado Reserva e o Picos do Couto Reserva.

• Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa:
 Chão do Prado: dedicada à produção de vinho há quatro gerações, já vendia seus vinhos no Brasil no início do século XX, onde chegou a ganhar uma medalha, em 1908, na Exposição Comemorativa do I Centenário da Abertura dos Portos do Brasil ao Comércio Internacional. Em 2011, aniversário dos 100 anos da Região Demarcada de Bucelas, onde está localizada a Quinta, a vinícola comemora apresentando seus rótulos no ExpoVinis, em especial o Colheita Tardia e um espumante.
 Paço das Cortes: destaque para dois vinhos ‘Medalha de Ouro’ no último concurso Mundus Vini: o Critterium Reserva 2008 e o Reserva da Família 2008.
 Quinta do Carneiro: recente no mercado brasileiro, a vinícola portuguesa apresenta o Quinta do Carneiro Reserva 2007.
 Sanguinhal: a Companhia Agrícola do Sanguinhal vem com o seu Cabernet Sauvignon/Syrah 2008, vinho premiado e medalhista de ouro no Berliner Wein Trophy 2011.
 DFJ Vinhos: traz com exclusividade o Grand`Arte Special Selection tinto 2007.

• Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior:
 Sociedade Agrícola da Beira: um dos mais tradicionais grupos produtores de Portugal, a SABE foi pioneira na introdução da casta Chardonnay naquele país. A assistência enológica tem sido prestada pela equipe do célebre enólogo João Portugal Ramos.
 Adega de Covilhã: apresenta o tinto Terras de Belmonte, primeiro vinho kosher elaborado em Portugal nos últimos 500 anos.
 Quinta dos Termos: apresenta o Quinta dos Termos Fonte Cal Reserva Branco 2009, vinho branco feito com a Fonte Cal, uma casta tradicional da Beira Interior praticamente extinta por ser pouco produtiva, e que a Quinta está recuperando por possuir aromas e sabor excepcionais. Este vinho é único, não havendo mais nenhum produtor a vinificar esta casta em monovarietal.
 Adega do Fundão: cinco vinhos medalhistas de ouro estarão em prova no ExpoVinis Brasil: o 60º Aniversário 2005, o Fundanus Prestige 2008, o Praça Velha Garrafeira 2007, o Alpedrinha Tinto 2007 e o Alpedrinha Branco 2008.
 Quinta dos Currais: entre os premiados rótulos, destaque para o Quinta dos Currais DOC Beira Interior Tinto 2009, que será apresentado pela primeira vez no Brasil, e o Quinta dos Currais DOC Beira Interior Colheita Seleccionada Branco 2008, eleito um dos 50 melhores vinhos de Portugal para o Brasil em 2010.
 Oscar Almeida: apresenta a linha Versus, com um tinto, um branco e um rosé de alta gama, além de dois vinhos da marca Prados Redondos, recentemente criada.

Nenhum comentário: