segunda-feira, 11 de abril de 2011

Campos de Cima apresentará novidades na Expovinis 2011


Hortência Ayub é a dona da vinícola Campos de Cima, em Itaqui, no Rio Grande do Sul
Foto Texto Sul Assessoria
.............
Além do carro-chefe Campos de Cima Ruby Cabernet, da safra 2008, serão expostos o espumante Brut, e os vinhos Tannat, das safras 2006 e 2008, e um corte de Cabernet Franc/Shiraz da safra 2009. A butique de vinhos Campos de Cima, de Itaqui (RS), estará presente na Expovinis 2011, que acontecerá de 26 a 28 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo. Como ocorreu na sua estreia na maior feira de vinhos da América Latina, no ano passado, a Campos de Cima fará parte do estande coletivo Vinhos do Brasil, do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Eu também estarei lá, acompanhando a boa turma do Ibravin e prestigiando o vinho nacional.
Conforme a proprietária da butique de vinhos da Campanha Gaúcha, Hortência Brandão Ayub, na Expovinis do ano passado a Campos de Cima realizou inúmeros contatos com compradores, que se tornaram clientes durante o ano todo, especialmente do interior de São Paulo. “Queremos ampliar estes contatos este ano e mostrar as nossas novidades”, destaca. Serão quatro os destaques da Campos de Cima na Expovinis 2011: o espumante Brut Campos de Cima (70% Chardonnay e 30% Pinot Noir), o Campos de Cima Tannat, das safras 2006 e 2008, ícones da empresa, e, como novidade, o Campos de Cima Cabernet Franc/Shiraz da safra 2009.
Além disso, o Campos de Cima Ruby Cabernet, da safra 2008, que recebeu inúmeras indicações de revistas especializadas, em especial da Adega, onde ganhou 86 pontos, estará à disposição dos interessados em conhecer este vinho que é o carro-chefe da butique. Hortência conta que esta variedade de uva foi indicada pelo pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Celito Guerra, que ajudou a desenvolver este novo vinho, raro no Brasil. O rótulo também recebeu, no ano passado, fartos elogios do jornalista e crítico de vinhos alemão Jürgen Mathäss. “Sem dúvida que é um vinho diferente, leve, frutado e bastante gastronômico”, comentou o alemão, em visita ao Brasil em 2010.
Já a editora de vinhos do Brasil da revista Adega, Silvia Mascella Rosa, descreveu assim o Campos de Cima Ruby Cabernet: “Ótima surpresa que chega da longínqua Itaqui, divisa com a Argentina, e traz a uva Ruby Cabernet de volta à cena. Esta primeira safra foi vinificada na Embrapa de Bento Gonçalves, mas isso deve mudar em breve. O vinho é rubi escuro, com aromas que se mostram aos poucos como especiarias e madeira. Esse estilo discreto no nariz não entrega a surpresa que é na boca, com frescor e acidez pronunciados e taninos leves e em evolução. Um ligeiro fundo verde ainda aparece no aroma, mas não compromete o conjunto dessa novidade muito boa da Campanha Gaúcha. Tem 12% de álcool.”
A Campos de Cima vende 80% de seus produtos diretamente ao consumidor, pelo site www.camposdecima.com.br. Os principais compradores estão em São Paulo, Brasília e no Rio Grande do Sul.
A Vinícola Campos de Cima tem seus vinhedos em Maçambará, ao lado de Itaqui, na Campanha Gaúcha. Produção:
-15 hectares de vinhedos próprios implantas de 2002 a 2004.
- Em anos de safras boas, elabora produtos próprios com as uvas de aproximadamente 1/3 do vinhedo. O restante da produção comercializada para produtores da Serra Gaúcha.
- Mudas importadas da França e da Itália.
Proprietários: Hortência Brandão Ayub e as filhas Manuela e Vanessa.
Variedades cultivadas: Chardonnay, Viognier, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Shiraz, Malbec, Ruby Cabernet, Tempranillo e Tannat.

Nenhum comentário: