quarta-feira, 30 de março de 2011

Wines of Brasil faz sua melhor e mais preparada participação na ProWein


Em 2010, as vinícolas brasileiras já se saíram bem
Foto Orestes de Andrade Jr./Ibravin
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O investimento dos vinhos brasileiros no mercado alemão chegou a um marco importante. O projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Ibravin e a Apex-Brasil, fará a sua melhor e mais preparada participação na ProWein 2011, em Düsseldorf, na Alemanha, de domingo (27) a terça-feira (29). Antes de enfrentar a prova de degustadores e compradores do mundo todo pela sétima vez consecutiva na principal feira de vinhos alemã e uma das mais importantes da Europa, as vinícolas brasileiras fizeram o seu dever de casa.
No ano passado, o Wines of Brasil contratou a consultoria técnica de dois especialistas em vinhos da Alemanha, o jornalista Jürgen Mathäss e o consultor Peer Holm. Depois de uma semana conhecendo as principais cantinas brasileiras, eles fizeram uma série de recomendações aos produtores que querem ter sucesso no mercado alemão. “Depois deste brand analysis, as vinícolas levarão para a feira as suas novidades, com produtos devidamente adequados ao gosto do consumidor alemão”, afirma a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan.
Conforme recomendações dos especialistas alemães, as vinícolas brasileiras devem apostar nos espumantes e nos vinhos tintos das variedades Merlot e Cabernet Franc como diferencial para terem êxito na Alemanha. “Há muitos produtos de qualidade e uma boa regularidade nos espumantes e vinhos tintos”, disse Jürgen depois de conhecer a produção brasileira. Os consultores alemães ainda apreciaram os vinhos tintos de cepas exóticas como Marselan, Ancelotta e Teroldego. “O consumidor alemão busca novidades. Por isso, aconselhamos não apostar em varietais tradicionais, que possuem excesso de oferta de todas as partes do mundo”, sugeriram.
O time do Wines of Brasil já está escalado para a 18ª edição da ProWein. Aurora, Boscato, Casa Valduga, Irmãos Basso, Lidio Carraro, Miolo e Vinibrasil estarão expondo os melhores vinhos e espumantes brasileiros na feira, uma das mais importantes do mundo. A novidade para este ano será a participação da trading Suriana, que representará três vinícolas butique (Cordilheira de Santana, Piagentini e Santo Emilio). “A presença contínua demonstra aos importadores a consistência e a crescente evolução dos vinhos brasileiros. Isto mostra a seriedade com que as vinícolas brasileiras estão investindo no mercado alemão”, destaca Andreia.
Outra novidade do projeto de exportação de vinhos do Brasil será a estreia na ProWein Goes City. “Vamos servir os vinhos presentes na feira em restaurantes de Düsseldorf”, conta Andreia. Os produtores brasileiros participantes da feira ainda realizarão uma missão técnica, guiada por Jürgen Mathäss, que passará pelos pontos de venda referenciais de vinho na cidade. Eles também degustarão os vinhos mais comercializados na Alemanha. “Queremos cada vez mais conhecer o que os alemães estão procurando na hora que compram vinhos do mundo para saber com maior clareza o que o Brasil pode lhes oferecer”, comenta Andreia. Os vinhos brasileiros ainda estarão pela primeira vez no Press Center, onde os jornalistas de todo o mundo fazem as suas refeições e trabalham.
Este ano, afora a já tradicional presença na ProWein, o Wines of Brasil prevê realizar duas degustações de vinhos brasileiros na Alemanha em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). As cidades de Berlim e Frankfurt devem receber os eventos no segundo semestre. “A ideia é buscar uma maior aproximação com o trade em busca da consolidação da marca dos vinhos brasileiros neste mercado tão importante”, explica Andreia.
Na edição passada da ProWein, as 12 vinícolas brasileiras presentes realizaram 634 contatos com compradores de 26 países. Foram fechados US$ 45 mil na feira (por duas vinícolas, para Dinamarca e Alemanha) e ainda foram prospectados US$ 850 mil para os próximos 12 meses. Das cinco empresas estreantes na ProWein de 2010, quatro delas retornam à feira – Campos de Cima, Irmãos Basso, Pizzato e Piagentini. A Aurora estará com novo importador, a Pacific Wine Company. A ProWein acontece de domingo (27) a terça-feira (29), das 9h às 18h, em Messe Düsseldorf GmbH. O estande brasileiro fica situado no espaço nº 6L21, com 84 metros quadrados.
A persistência tem mostrado resultados práticos. Em 2006, as empresas integrantes do Wines From Brazil venderam US$ 160 mil à Alemanha. No ano seguinte, o valor passou para US$ 237 mil. Em 2008, ocorreu um salto para US$ 355 mil e em 2009 a Alemanha comprou US$ 368 mil em vinhos e espumantes brasileiros. Em 2010, houve um recuo, para US$ 226 mil, mas o preço médio por litro passou de US$ 2,58 (em 2009) para US$ 3,44 (no ano passado). A feira deste ano deve trazer resultados ainda melhores para as vinícolas brasileiras. “A grande maioria das empresas presentes na ProWein possui importador para a Alemanha, o que facilita muito a exportação”, observa Andreia.

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