terça-feira, 22 de março de 2011

Vinho Canônico da Salton tem novo rótulo

Você não precisa ser padre para degustar vinho canônico. O ealborado pela Vinícola Salton, de Tuiuty, está com novo rótulo. Elaborado para ser consumido na missa, o Canônico é produzido há mais de 70 anos pela Salton.
Com visual mais moderno, leve e cores suaves, chegou ao mercado o novo rótulo do Vinho Canônico, da Vinícola Salton. Belas referências sacras e uma tipologia dos textos com movimento e volume fazem parte do conceito do novo layout.
O Vinho Canônico começou a ser elaborado pela Salton em 1940 e, atualmente, atende a igrejas de todo o País. Trata-se da mais antiga marca comercial para a elaboração deste tipo de vinho, que necessita de autorização da Cúria Metropolitana.
De todo o volume de produção, 80% é comercializado para as paróquias, de forma individual ou por meio de Mitras Diocesanas. Os 20% restantes são procurados por consumidores que apreciam o vinho para acompanhar sobremesas ou mesmo como aperitivo, o produto também é utilizado em confeitarias, na composição de receitas.
Elaborado pelo corte de uvas Moscato (50% na composição), Saint Emilion (40%) e Isabel (10%), é um vinho rosado licoroso doce, com graduação alcoólica de 16º GL. A grande concentração de açúcar cumpre a função de conservar o produto por mais tempo, considerando o seu consumo lento, a cada missa.
A história do Canônico remonta aos anos 40 do século passado. Um padre espanhol, que visitava Bento Gonçalves, descobriu que não havia vinho de missa na cidade. Como a casa paroquial ficava em frente à antiga sede da Salton, o religioso atravessou a rua e conversou com Antônio Salton sobre a necessidade de se elaborar vinho canônico. O padre Franco deu a receita ao vinicultor, e o vinho é produzido desde então.

Nenhum comentário: