sábado, 19 de março de 2011

Viagem a São Paulo: confirmação da retomada da ovinocultura


Stefan Mihailov, vice-presidente da Phibro, em Guarulhos (SP)

Grupo de jornalistas na CRV Lagoa, em Sertãozinho (SP)
Fotos Luis Adolfo Fernandes Jr./Texto Assessoria
..............
Em recente viagem por São Paulo- o que explica a ausência do Blog Cordeiro e Vinho na semana anterior – conversei com especialistas em pecuária e da cadeia da carne e eles confirmaram o que tenho escrito aqui: a ovinocultura brasileira está passando por um processo de retomada e com grandes perspectivas de bons negócios pela frente. Os encontros foram durante o VI Road Show para Jornalistas de Agronegócios e Economia, da Texto Assessoria de Comunicações, organizado pelo Altair Albuquerque e pelo Márcio Mingardo da Silva, que levou 22 jornalistas de vários estados brasileiros por 10 cidades de São Paulo, para conversar com industriais e pecuaristas envolvidos na cadeia produtiva da pecuária e, principalmente, no desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias de produção. Como o blog é exclusivamente dedicado aos cordeiros e ao vinho, vou citar apenas as conversas que envolveram ovinos, mas não poderia deixar de citar os nomes dos colegas que participaram da viagem, todos simpáticos, alegres e verdadeiramente interessados pela produção pecuária.
Fizeram parte do grupo: Jornal DCI (SP) - Daniel Popov; Jornal A Tarde (BA) - Alana Menezes; Jornal Diário do Comércio (MG) - Michelle Valverde Moreira; Diário do Pará (PA) - Sebastião Costa da Silva; Jornal Folha de Londrina (PR) - Mariana Dib Fabre; Jornal Folha de Rondônia (RO) - Karla Cabral Cristaldo; Jornal Folha do Povo (MS) - Alberto Domingues; Jornal O Povo (CE) - Natalie Caratti da Cunha; Revista AgroRevenda (SP) - Vinícius Gonçalves; Revista Feed & Food (SP) - Mariana de Araújo Cavalcanti; Revista Frigorífico (SP) - Danielle C. Michelazzo; Revista Nacional da Carne (SP) - Erik Stein Bernardes; Revista Nelore (SP) - Marcelo Rabinovitch; Revista Rural (SP) - Fabio Ferreira Moitinho; Revista Safra (GO) - Moacir Cunha Neto; Canal do Boi(MS) - Robson del Casale Moreira e Luiz Carlos Rodrigues;Luis Adolfo Fernandes Jr., fotógrafo; o Altair e o Márcio, da Texto. Andamos por São Paulo, Guarulhos, Vinhedo, Pitangueiras, Sertãozinho, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Magda, Araçatuba e Avaré.
A primeira demonstração de que a ovinocultura está voltando a ser um grande negócio foi dada por Stefan Mihailov, vice-presidente da Phibro Animal Health, em Guarulhos. Tradicional e importante fabricante de uma ampla variedade de aditivos para a saúde e nutrição animal, utilizados na alimentação de aves, suínos e bovinos, ele admitiu que a empresa está esperando licença do ministério da Agricultura para produzir aditivos para a nutrição de ovinos. Atualmente, ela só produz para aves, suínos e bovinos, basicamente. “Estamos estudando a definição de um produto específico para ovinos”, disse-me ele, durante o almoço, após visitarmos a fábrica sintetizadora de moléculas que ajudam o animal a aproveitar o alimento.
Depois, em Pitangueiras, na Fri-Ribe, outra tradicional indústria brasileira de rações, que se associou à holandesa Nutreco para melhor enfrentar os desafios do crescimento necessário para enfrentar o crescimento do consumo de alimentos no mundo, coube ao presidente Eduardo Marchesi de Amorim dizer-me que a empresa já está aumentando sua produção de ração específica para ovinos, visando atender o crescimento que já existe e o que virá pela frente, com os programas de confinamento de cordeiros que estão sendo implantados no país. A Fri-Ribe Nutreco tem tanto interesse no assunto que possui um de seus executivos, Marcelo Cristiano Carneiro, Gerente Técnico Corporativo, especialmente designado para cuidar do setor de ovinos. Aliás, ele ficou de mandar-me literatura sobre o assunto. E, na hora da despedida, o presidente Amorim comentou: “Se ele não mandar, me avisa que eu providenciarei!”

Nenhum comentário: