quinta-feira, 10 de março de 2011

A vez da azeitona e do azeite

Conversei com vários produtores rurais gaúchos que estão começando projetos de plantio de oliveiras e eles mostraram interesse em visitar a Olive Experience 2011 - Feira Internacional do Azeite, de 26 a 28 de abril, no Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho, em São Paulo, paralelo ào ExpoVinis. Azeite e vinho formam um par natural desde os tempos mais antigos. Além de serem encontrados em terroirs com características comuns, para ambos existem denominações de origem por região e eles partilham de processos produtivos semelhantes: surgem a partir de um fruto e podem ser de cortes (blend) ou de uma única variedade.
Em sintonia com os aromas e sabores que a junção de azeite e vinho proporciona ao olfato e ao paladar, a Exponor Brasil decidiu harmonizar estes dois universos complementares em um único espaço e realizará, em paralelo ao ExpoVinis Brasil 2011, a primeira edição da Olive Experience, uma experiência gastronômica dedicada exclusivamente ao mundo do azeite que acontece entre 26 e 28 de abril de 2011 e irá receber as mais de 16 mil pessoas que devem passar pela 15ª edição do maior salão de vinhos da América Latina.
A feira é apoiada e certificada pela Oliva, a Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliva que promove o desenvolvimento do mercado de azeite no Brasil através de atividades e palestras destinadas a ampliação e divulgação do conhecimento da cultura do azeite. A associação segue as diretrizes do Conselho Oleícola Internacional, ao qual é filiada, e realiza o monitoramento dos produtos comercializados no país com o objetivo de preservar sua autenticidade.
“Constatamos que o apreciador de vinho também é apreciador de azeites e resolvemos criar uma feira que ofereça aos nossos expositores e visitantes a possibilidade de encontrar estes dois produtos no mesmo espaço, à semelhança do que já acontece na Europa e nos Estados Unidos, onde azeite e vinho caminham de mãos dadas”, explica Domingos Meireles, diretor da Exponor Brasil.
Em 2011, os tintos, brancos e rosés do ExpoVinis Brasil dividirão espaço com os tons esverdeados e dourados dos azeites que a Olive Experience deve receber de importantes regiões produtoras do mundo. Profissionais do setor, estudantes de gastronomia, donos de hotéis, bares e restaurantes também vão encontrar, durante os três dias do evento, uma programação especial que inclui palestras, premiações e degustações direcionadas para o conhecimento e novas experiências no mundo dos azeites.

Nenhum comentário: