sábado, 12 de março de 2011

O saber e o fazer da colônia

Ofícios ao vivo, pães saindo do forno, dialeto vêneto nas conversas e muita alegria num espaço dedicado ao homem do interior. A Fenavinho Brasil 2011 traz em sua bagagem uma história de mais de quatro décadas. A Festa dos Vinhos do Brasil, que hoje também é feira, nunca se afastou de suas origens, dedicando grande parte de sua programação à cultura do vinho, sua gente e o universo que o contempla. O saber e o fazer do homem da colônia estarão presente no espaço da agroindústria familiar.
O ambiente é sempre ansiosamente aguardado pelos visitantes, que buscam no local o contato com os ofícios ainda presentes no dia a dia do interior. As 99 famílias participantes vão expor e comercializar produtos da agroindústria. Quem passar pelo espaço vai encontrar a tradicional polenta, o pão caseiro quentinho saindo do forno, o queijo, a copa e o salame, geleias, biscoitos, cucas, bolinhos de polvilho, pão de queijo, vinhos, sucos, entre outros, além de trabalhos artesanais. Tudo feito no interior do município pelas próprias comunidades.
Sucesso nas edições anteriores, o pão caseiro terá destaque especial. Quatro fornos instalados no interior dos pavilhões serão utilizados para assar pães e bolos, que serão comercializados ao público. As pessoas poderão aproveitar as diversas praças para saborear o pão, o queijo, a copa e o salame, acompanhados por excelentes vinhos brasileiros, também à venda nos estandes das vinícolas.
Outra atração no espaço será a foto à moda antiga. Numa verdadeira viagem pelo tempo o visitante poderá vestir roupas de época e, através de foto, retratar os tempos da imigração.
Para a vice-presidente da Agroindústria, Inês Fagherazzi Bettoni, a Fenavinho Brasil 2011 cumpre seu papel de oportunizar ao meio rural alternativas para sua sustentabilidade. “A Fenavinho é uma vitrine onde as agroindústrias podem mostrar e comercializar seus produtos, aumentando a renda familiar. Com isso, também estamos contribuindo para que o produtor permaneça no interior”, destaca. O projeto conta com o apoio do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Jogos Típicos Italianos
A história da imigração italiana está diretamente ligada a fatos que marcaram época, seja pela luta e superação dos antepassados, seja pela sua determinação e alegria. Depois de uma intensa semana de trabalho, o cansaço dava espaço ao entretenimento. Valorizando a cultura italiana trazendo a tona este espírito de brincadeira e diversão, o espaço da agroindústria também inclui uma programação de jogos típicos italianos. A bisca, a mora e a bocha são tradicionais nas comunidades do interior, que estarão jogando, inclusive, com os visitantes.

Nenhum comentário: