quarta-feira, 30 de março de 2011

John Yates propõe alternativas para o crescimento da ovinocultura brasileira

Representante da Associação de Ovinos da raça texel no Reino Unido, John Yates, esteve na Feinco 2011 – 8ª Feira Internacional de Caprinos e Ovinos, em São Paulo (SP), apresentando aspectos cruciais para o desenvolvimento da ovinocultura brasileira. Segundo ele, a produção de carne de cordeiro é uma atividade muito viável, pela crescente demanda global de consumo. Em sua visão, há um grande potencial de mercado para o Brasil, porém, o país precisa superar uma série de desafios para se consolidar.
"Não basta apenas copiar o que está dando certo lá fora. É preciso encontrar as melhores combinações raciais para cada microclima, ajustando manejo nutricional e investimento em tecnologias que agreguem valor à produção. Existem muitas criações em todo o território, porém, os rebanhos são pequenos e muito diluídos. No Reino Unido, por exemplo, houve um declínio no rebanho nos últimos anos, porém, cada um concentra grandes volumes de animais."
Outro ponto de destaque em sua apresentação foi a importância de se trabalhar com uma cadeia produtiva curta e realmente integrada, com foco no fornecimento dos produtos que atendam as premissas do consumidor. Segundo ele, isso é fundamental ao processo de sustentação do consumo interno. Outros temas foram abordados, como investimento em tecnologias, raças e cruzamentos eficientes, transferência de conhecimento e diversificação nutricional do rebanho do Reino Unido.
Fonte: ANCO-Embrapa.

Nenhum comentário: