terça-feira, 1 de março de 2011

Dunamis quer simplificar consumo de vinhos


Enólogo Thiago Peterle falou sobre a Vinícola Dunamis e seus primeiros vinho
..........
Conhecida a Região da Campanha, de maneira geral, depois, foi a vez de alguns dos dirigentes e enólogos das vinícolas presentes falar sobre seus projetos. Julio César Kunz, CEO da Dunamis, de Dom Pedrito, e o enólogo Thiago S. Peterle, explicaram o projeto da empresa, inaugurada, oficialmente, no final do ano passado, mas já com bons vinhos no mercado. Disseram que a vinícola nasceu com a idéia de “simplificar experiência no consumo de vinhos, uma sofisticação sem chateação”.
Empreendimento do grande agropecuarista gaúcho José Antônio Peterle, a Dunamis lançou, em novembro do ano passado, seus primeiros vinhos: Dunamis Cor Merlot/Cabernet 2008 e Dunamis Ser Sauvignon/Chardonnay 2010. Os vinhedos, todos em espaldeira, foram plantados em 2002, em 15 hectares, em Dom Pedrito, e em 10 hectares em Cotiporã, na serra gaúcha. Peterle, que planta mais de 2.500 hectares de arroz, 1.550 de soja e comercializa 2 mil cabeças de gado/ano, além de possuir um pomar de 90ha de maçã, em Santa Catarina e Paraná, sempre amou o vinho e quando viu que a Campanha gaúcha estava mostrando competência para a vitivinicultura resolveu investir nela. Aplicou R$ 5 milhões, está satisfeito com o retorno, e pretende aplicar outros R$ 5 milhões, nos próximos cinco anos, para aumentar as variedades de uvas e a produção de vinhos.
Sempre pioneiro na adoção de novas tecnologias em suas atividades agrícolas, aqui também Peterle inovou. Foi o primeiro a usar a TPC, tecnologia que elimina ou reduz significativamente o uso de agrotóxicos e pesticidas nos vinhedos, substituídos pelo calor que a máquina joga sobre as plantas. É o controle térmico de doenças e pragas, usado desde 2009, por influência do enólogo Mário Geisse, consultor da Dunamis, que trouxe o sistema para sua propriedade na serra gaúcha. O ar quente sai da máquina a 150°C e a uma velocidade de 120km/h), eliminado fungos, bactérias e insetos.
Entre as novidades apresentadas pelos dirigentes da Dunamis estão o ingresso da vinícola no Projeto Wines of Brasil, da Apex com o Ibravin, destinado a apoiar as vinícolas a aumentar as exportações, e o lançamento de um Pinot Grigio e a preparação de um Cabernet Franc Merlot, para apresentação em 2013. O enólogo Thiago Peterle garantiu que o Pinot Grigio está espetacular e que vai ser destinado apenas à exportação. Nós, consumidores, lamentamos.

Um comentário:

Rosanir Lindemayer disse...

Parabéns pelo espirito empreendedor, o enoturismo é um segmento com grande potencial na região!