sábado, 12 de março de 2011

Balanço da 18ª edição do salão Millésime Bio

A 18ª edição do salão Millésime Bio organizada pela AIVB-LR realizou-se no Parque de Exposições de Montpellier de 24 a 26 de janeiro de 2011. Esta edição reuniu 560 expositores de 15 países. O salão contou com o apoio financeiro do Conselho Regional Languedoc-Roussillon e da União Européia. Ele ocorreu juntamente com o Fórum Internacional de Negócios, organizado por Sud de France Export (Cadeia do Vinho).
A visitação total do salão Millésime Bio 2011 atingiu a marca de 3 200 visitantes ante 2 700 visitantes em 2010, ou seja, um acréscimo de 18% em 2011. 39 nações estrangeiras marcaram presença, como : Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, China, Dubai, Espanha, Estados Unidos, países escandinavos… O salão foi visitado principalmente por importadores (18%), comerciantes (18%), negociantes (10%) e representantes de bares, hotéis e restaurantes (7%).
O vinho proveniente da agricultura orgânica atende a uma demanda por produtos genuínos e de qualidade obtidos graças a práticas que respeitam o meio ambiente e não utilizam OGMs, pesticidas sintéticos, nem fertilizantes químicos. Ele é um dos produtos orgânicos que mais atrai novos consumidores no mercado francês e é cada vez mais exportado. O crescimento mundial do mercado atinge a maior parte dos países consumidores de vinho e envolve todos os circuitos de distribuição (comerciantes, bares, hotéis e restaurantes, redes varejistas, comércio especializado). O aumento do número de visitantes confirma o dinamismo do mercado de vinhos orgânicos e a eficácia da parceria com a Região Languedoc-Roussillon.
Os comentários das empresas participantes testemunham sua satisfação:
- «Acho o salão bem organizado. Ele parece tornar-se cada vez mais atraente, já que os visitantes vêm de vários países diferentes. Espero que o salão continue crescendo e que ele seja novamente um sucesso no próximo ano.»
Emiliana Vineyards (Chile)
- «Fiquei favoravelmente surpreso com o Millésime Bio 2011. Tive novos contatos internacionais e contatos com nossos clientes habituais. Também apreciei os momentos passados com colegas viticultores de outras regiões vinícolas. Tudo estava muito bem organizado no Millésime Bio 2011: espaço suficiente entre as mesas e mesas idênticas sem identificação publicitária (…). Acredito que retornarei no próximo ano.»
Strohmeier (Áustria)
- «(…) Aproveito a oportunidade para falar sobre a agradável surpresa que tivemos durante estes três dias de trabalho intenso. Foi um evento de extrema qualidade!»
Pares Balta (Espanha).
O próximo Millésime Bio será realizado de 23 a 25 de janeiro de 2012 no Parque de Exposições de Montpellier.
As fotos do evento estão disponíveis no site: www.millesime-bio.com
Contato imprensa
Cendrine Vimont
vimont.aivb@orange.fr
Fone: (00XX334) 99 13 30 43
AIVB-LR (Associação Interprofissional dos Vinhos Orgânicos da Região de Languedoc-Roussillon)
Arcades Jacques Coeur - Bloco C
75 avenue de Boirargues
34970 Lattes - França
Contato Assessoria de Imprensa Ubifrance Brasil:
Vera Dos Anjos
Responsável Comunicação, Assessoria de Imprensa e Promoção VIE
Ubifrance – Missão Econômica de São Paulo
Embaixada da França no Brasil
Rua Marina Cintra, 94 – 01446-901
SÃO PAULO – SP
Tels (55 11) 30 87 31 00; Fax: (55 11) 30 87 31 01
vera.dosanjos@ubifrance.fr
UBIFRANCE
Agência francesa para o desenvolvimento internacional das empresas
www.ubifrance.fr

Nenhum comentário: