terça-feira, 1 de março de 2011

Agenda Estratégica do setor vitivinícola entregue ao ministro da Agricultura

Em reunião com 32 representantes das cadeias produtivas que englobam as Câmaras Setoriais e Temáticas, ministro da Agricultura recebeu as prioridades dos setores para o período 2011/2015. O presidente da Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados., Arnaldo Passarin, entregou, dia 1º de março) a Agenda Estratégica 2011-2015 do setor vitivinícola brasileiro ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, na reunião com os presidentes das 32 cadeias produtivas, em Brasília. Ele esteve acompanhado do diretor-executivo do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Carlos Raimundo Paviani. Rossi destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas Câmaras Setoriais e Temáticas para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, dizendo que “as câmaras setoriais são essenciais para a formulação das políticas públicas”. “Esses encontros têm sido essenciais para a formulação de políticas públicas. Muitas das questões tratadas pelos setores acabam repercutindo em ações concretas do governo”, disse.
O ministro salientou que as agendas estratégicas estabelecem um canal de priorização das necessidades das cadeias produtivas. Nesse sentido, o setor vitivinícola definiu duas ações primordiais – o Programa de Modernização da Vitivinicultura e a Política de Controle dos Estoques de Vinhos. Além destas duas demandas prioritárias, o setor pede a realização do Cadastro Vinícola e do Cadastro Vitícola em nível nacional e apoio para ações de promoção no mercado interno e externo.
No encontro, Rossi desafiou os setores a ajudarem o governo a formularem um livro, até o fim deste ano, com artigos do ministro, dos representantes das câmaras setoriais e temáticas e dos secretários da pasta. A publicação levará à sociedade uma visão da agricultura brasileira atual, com perspectivas para os próximos anos, e será distribuída em universidades, instituições e casas legislativas.
As Câmaras Setoriais e Temáticas foram criadas em 2003. O objetivo desse fórum consultivo é propor, apoiar e acompanhar as ações para o desenvolvimento das atividades das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. Em 2010, foram realizadas 107 reuniões.
A expectativa do Ministério da Agricultura é de que sejam 112, em 2011. Hoje, são 26 Câmaras Setoriais e seis temáticas. No primeiro semestre de 2011 deve ser instalada a Câmara Setorial de Fibras Naturais. Cada reunião conta com 25 integrantes de entidades representativas e do governo.
Consideram-se Câmaras Temáticas aquelas que englobam mais de uma cadeia produtiva, como insumos, orgânicos, agricultura irrigada e infraestrutura e logística.(Texto preparado com informações de Kelly Beltrão, da Assessoria de Imprensa do Mapa).

Nenhum comentário: