segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Safra não será grande, mas terá qualidade


Costelinhas de porco com mousseline de batata baroa

Flávio Pizzato explicando os vinhos na cantina
Fotos DU
............
Durante a estada no Vale dos Vinhedos, sábado e domingo, participei de uma colheita de uvas chardonnay, de uma pisa, de um visita às novas instalações da cantina e de um belo almoço na Pizzato, recebido pelo patriarca Plinio Pizzato e pelo filho Flávio Pizzato. Como estava ameaçando chuva, perguntei ao Flávio se as chuvas dos últimos dias não estavam prejudicando a qualidade e a quantidade das uvas. Ele me disse que, nos dois vinhedos da empresa não aconteceu nada de grave. As uvas estavam se desenvolvendo bem, amadurecendo no tempo e que a qualidade da safra vai ser muito boa. A quantidade, segundo ele, não será tão grande quanto foi apregoado, por problemas climáticos no fim do ano passado, mas será boa e suficiente.
Com o Plinio, fomos colher uvas, conversar sobre o tempo e, depois, voltamos para o Flávio nos mostrar a cantina – deve ter sido a 25{ vez que estive lá, mas, agora, bem mais ampliada, modernizada e com uma adega muito boa, refrigerada e tudo o mais. Depois, fomos para o almoço – o Pizzato criou um espaço especial para enogastronomia e recebe visitantes com data marcada.
O nosso almoço começou com pães variados acompanhados por cebola caramelada e manteiga perfumada, harmonizados com Pizzato Espumante Brut Branco, cujas qualidades foram louvada pelo Flávio Pizzato. Depois, a 1ª entrada constou de terrine de figos e frutas secas e sopa fria de tomate, com Pizzato Espumante Brut Rosé; a 2[ entrada, salada de folhas verdes e roxas, com lascas de parmesão e nozes torradas, harmonizada com Pizzato Chardonnay. O prato principal foi costelinhas de porco acompanhadas de mousseline de batata baroa, harmonizado com Pizzato Reserva Merlot. Finalmente, a sobremesa, um suflê de goiaba com calda de queijo, harmonizado com o Pizzato Fausto Espumante Demi Sec. Sem dúvida, um almoço instigante, na cantina, sobre centenas de garrafas de vinho e no meio dos parreirais em processo de maturação.

Nenhum comentário: