segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Qualidade das uvas supera expectativas na Don Giovanni


Edith Auler divulga as novidadesda Don Giovanni
Foto DU/JN
..............

A equipe da vinícola Don Giovanni está comemorando os resultados obtidos a partir da vindima 2011, segundo informação da jornalista Edith Auler, da Leed Comunicação. Localizados em Pinto Bandeira, na serra gaúcha, a colheita nos vinhedos iniciou em janeiro estendendo-se até a segunda quinzena de fevereiro. A maior parte dos frutos colhidos foi de Chardonnay e Pinot Noir, ambos para produção de espumantes. “As uvas apresentaram uma excepcional qualidade, equilíbrio da maturação com boa relação entre PH, acidez e índices de açúcar. Os resultados são excelentes”, ressaltou Luciano Vian, enólogo responsável da Don Giovanni.
Ainda de acordo com Vian, a redução do volume de chuvas no último trimestre do ano passado propiciou para que a qualidade das uvas ficasse acima da média. “Tivemos um clima ideal à maturação das uvas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2010. O volume de chuvas foi 47% menor que a média registrada. Já o mês de janeiro foi marcado por uma umidade mais alta e chuvas localizadas, mas nada que pudesse comprometer a qualidade das uvas alcançadas até então”, explica.
Segundo o enólogo, a qualidade das uvas também pode ser destacada pela apresentação dos cachos. “Visualmente eles estão muito sadios, o que é imprescindível quando tratamos de produção de espumantes.
Merlot, Tannat e Ancelota
Na próxima semana de fevereiro também devem ser colhidas as uvas da variedade Merlot. As mesmas devem ser utilizadas para a elaboração do premiado espumante Rosé Don Giovanni. Já no final de março serão feitas as colheitas das uvas tintas como Cabernet Sauvignon, Tannat e Ancelota. Outras informações sobre a vinícola www.dongiovanni.com.br.

Nenhum comentário: