quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Oz Clarke aprova vinhos, espumantes e suco da Perini


Oz Clarke na Vinícola Perini
Foto Gilmar Gomes
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Vinhos, espumantes e suco de uva, o mix completo dos principais produtos da vinícola Perini agradaram ao britânico Oz Clarke, um dos mais famosos críticos de vinhos do mundo. Em visita na sede da vinícola, em Farroupilha (RS), Oz Clarke disse que os espumantes charmat degustados na Perini são melhores do que muitos champagnes básicos franceses.
Sobre os vinhos, elogiou a ousadia de elaborar produtos de castas exóticas ou, em suas palavras, “menos óbvias”, como marselan, ancellotta, barbera e moscato. “É muito bom ver que os produtores brasileiros estão buscando se diferenciar neste cada vez mais concorrido mercado do vinho mundial”, elogiou. Para ele, o Brasil deve apostar nestes vinhos, ao invés de insistir em variedades tradicionais e amplamente produzidas em várias partes do mundo, como a cabernet sauvignon e a chardonnay, por exemplo. “O vinho branco com a uva moscato e os espumantes moscatel são puro prazer, tem a cara do Brasil”, elogiou. “O consumidor hoje procura novidade e o Brasil pode oferecer isso”.
Oz Clarke ainda ficou impressionado com o aroma e o gosto natural do suco de uva da Perini. “É a uva pura, no seu melhor aspecto e sabor”, disse. Conforme o crítico, este produto tem um grande futuro na Europa, por ser 100% natural. “Não há nada igual no mundo”.
O jornalista e escritor britânico participou do Projeto Imagem do Wines of Brasil, projeto de promoção comercial dos vinhos finos brasileiros no mercado externo, realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Além de Oz Clarke, mais quatro jornalistas internacionais, especializados no setor, fizeram parte do grupo do Projeto Imagem: Michael Desimme e Jeffrey Joseph Jenssen, dos Estados Unidos; Antti Uusitalo, da Finlândia; e Frank Kaemmer, da Alemanha.
Para a ocasião, a Perini preparou um programa de atividades que envolveram desde o processo de produção, o sistema de cultivo dos vinhedos, até a degustação dos produtos da linha Perini e Casa Perini. “Essa foi uma ótima oportunidade para apresentar a outras culturas mais sobre o momento de força do vinho brasileiro e o trabalho diferenciado da Perini”, declara o gerente de marketing, Pablo Perini. “Nada mais propício para a marca Casa Perini, que aposta na descoberta do terroir brasileiro através da produção de diversos varietais e estilos de vinhos que incorpora a brasilidade em todos as suas nuances, desde seu logotipo até as propostas de consumo”, completa.

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