segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Música, alegria e muito vinho


Moysés Michelon, o criador e grande incentivador da Festa da Vindima no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, coração e alma do vinho brasileiro.

As soberanas também pisaram a uva na mastela

Raínhas e Princesas lindas não faltaram no filó do Hotel Villa Michelon

A chuva não assustou a valente bandinha da 8 da Graciema
............
Nem a chuva, que atrapalhou um pouco as atividades ao ar livre, tirou o ânimo e o entusiasmo de Moysés Luiz Michelon, hoteleiro do Vale dos Vinhedos que é um incentivador do turismo, um preservador das histórias e tradições dos imigrantes italianos e um animador das festas que organiza em seu Hotel Villa Michelon para reunir a comunidade, as autoridades e oferecer entretenimento e lazer aos turistas e visitantes. Foi sábado, dia 5, nos belos espaços ao ar livre de seu hotel que ele começou a Abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos, primeiro com um passeio ciclístico pelo vale e os parreirais, depois com a colheita e a pisa da uva, missa festiva, filó italiano e jogo de damas com cálices cheios de vinho – tinto e branco – funcionando como peças. Quem “come” a peça, deve esvaziar a taça... Tudo isso, com muita música, cantorias em dialetos italianos, vinho, pão, queijo e salame.
A chuva obrigou a transferir os eventos para o Salão da Sociedade 8 da Graciema, mas a festa não perdeu seu brilho. Várias cantinas transferiram seus balcões para o salão e lá serviam, de graça, vinhos finos de alta qualidade e sucos de uvas. Dom Moysés, apesar dos seus 80 e picos de anos, sempre ativo, alegre, animando todos, principalmente as Raínhas e Princesas das festas de vinho e vindima de toda a região. Havia mais Rainhas e Princesas do que numa festa da corte de Luiz XIV.
O filó italiano, para quem não sabe, é a recuperação das reuniões que os primeiros imigrantes faziam, nos fins de tarde, para manter a unidade, perdidos no meio do mato, lá pelo século XIX, quando chegaram na serra gaúcha. Além da conversa, havia jogos (mora), muita música, comida e dança, corais e, obviamente, degustação de vinhos. Cada um levava o seu e tentava mostrar que era melhor que o do vizinho. A pisa, esmagamento da uva com os pés, para produção do vinho e do suco, como se fazia antigamente, foi feita pelas soberanas do Vale dos Vinhedos – Raínha Vanessa Crestani e Princesas Camila Milani e Letícia Dal Magro. Elas entraram na mastela (grande bacia de madeira) e pisaram as uvas recentemente colhidas no vinhedo modelo do Hotel Villa Michelon e reviveram o costume dos primeiros imigrantes. Depois, os visitantes foram convidados a pisar as uvas. Também os prefeitos de Bento Gonçalves, Monte Belo e Garibaldi entraram na mastela.
As festas da colheita se estenderão por fevereiro e março. O Hotel Villa Michelon oferecerá, até 27 de fevereiro, o pacote Colheita da Uva, sempre de sexta a domingo (duas diárias), com café da manhã, meia pensão, jantar italiano com show, no sábado, uvas à vontade, na recepção, durante todo o dia, e lazer para crianças, no próprio hotel ou em seu belíssimo parque, até com ovelhinhas. Diárias a partir de R$ 285,00 por pessoa em apartamento Luxo Double. Além do seu Moysés, a simpatia em pessoa, os hóspedes também são pessoamente recebidos pela Elaine, filha dele, que ajuda a administrar o complexo turístico.

.

Um comentário:

oblogdajanete disse...

Olá, Ucha;
Gostei muito do seu blog e de seus textos. Eu estava lá! Na colheita, na pisa e no filó. Concordo com vc qto a hospitalidade de pai e filha e do carinho da Lucinara e Caren.Sou neta de tanoeiros, sei bem o que é uma mastela, uma pipa,um barril... A tanoaria existe há três gerações. Venha conhecer, qdo vier a Bento.
Sou colunista do Jornal Integração da Serra de Bento Gonçalves e poeta com temas sobre as estações, vindima e colheita.
Visite meu blog;
www.oblogdajanete.blogspot.com
Abs
Janete