sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Com os pés nas uvas


Lucindo Copat, enólogo, é o responsável pelo Vinho da Imperatriz
............

Imperatriz Kelly Scanagata e as princesas Carine Pedrotti e Gabriela Bottega entrarão na mastela, dia 25, em evento que originará o Vinho da Imperatriz 2011. Momento também será marcado pela apresentação do Leilão Virtual do Vinho da Imperatriz 2009.
Um dos momentos mais emblemáticos da Fenavinho Brasil 2011 vai acontecer no dia 25 fevereiro, integrando o Bento em Vindima, dois meses antes do início do evento que ocorre de 29 de abril a 8 de maio no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. É o Vinho da Imperatriz 2011, que começará a ser elaborado neste dia com a pisa das uvas feita pela Imperatriz Kelly Scanagatta e pelas princesas Carine Pedrotti e Gabriela Bottega. Tudo acontecerá na Vinícola Salton, em Bento Gonçalves, a partir das 17 horas.
Celebrando a fé, a fartura e a autenticidade do povo da região, o evento, que é tradição na Fenavinho desde 2005, será marcado por três momentos: a bênção das uvas, o esmagamento das uvas pelas Soberanas da Fenavinho Brasil 2011 e a entrega simbólica de exemplares do Vinho da Imperatriz 2009 a autoridades e convidados, entre eles a própria Corte da Fenavinho Brasil 2009; o presidente daquela edição, Tarcísio Michelon e o prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli.
Neste dia também será apresentado o formato do Leilão Virtual do Vinho da Imperatriz 2009. Os lances poderão ser dados a partir do dia 15 de março, através do site www.fenavinhobrasil.com.br. O valor mínimo por garrafa será de R$ 50,00. A cada clique o lance aumenta R$ 10,00. O internauta também poderá escolher a garrafa de sua preferência, optando pela numeração desejada. Estarão disponíveis as garrafas com numeração de 61 a 160 (100 garrafas de um total de 250).
As regras do Leilão Virtual estarão disponíveis na homepage. Ao acessar o site e fazer o cadastro, o visitante clica na garrafa e dá o seu lance. O leilão segue até o dia 28 de abril.
O Vinho da Imperatriz 2009
Em 250 garrafas de vinho Cabernet Sauvignon está parte da história da Fenavinho Brasil 2009. O sabor e o aroma que originaram a bebida trazem em sua essência a força e o trabalho do povo descendente de imigrantes italianos, representados pelas soberanas da 14ª edição do evento, que entraram na mastela no dia 21 de fevereiro de 2009 para pisar as uvas que iriam originar o Vinho da Imperatriz.
As uvas (350 kg), colhidas do vinhedo Pedras Brancas, localizado em frente às instalações da Vinícola Salton, foram selecionadas para expressar o valor histórico e cultural deste momento. A Imperatriz da Fenavinho Brasil 2009, Cláudia Alberici Pinto e as princesas Bárbara Manfroi Chies e Aline Petroli reproduziram o que os seus antepassados estavam acostumados a fazer.
Mas para transformar esta uva em vinho, extraindo o que de melhor a fruta tem a oferecer ao paladar humano, o Enólogo do Ano 2010, Lucindo Copat, também diretor Técnico da Salton, acompanhou o processo do início ao fim. O vinho foi vinificado de forma clássica. Foram 20 dias de maceração e fermentação e mais 12 meses em processo de amadurecimento em uma barrica de carvalho francesa.
Depois, o vinho foi engarrafado, permanecendo até hoje em um ambiente que respeita o produto em toda sua nobreza. Afinal, o vinho, como se sabe, requer condições especiais de temperatura estável, iluminação controlada e forma de exposição adequada.
Exclusivo, este vinho tem identidade própria. E por isso, recebeu atenção especial de seu criador, que teve a ideia de personalizar a barrica com a pintura do rosto das soberanas, criando, assim, uma peça única, digna de integrar o patrimônio cultural da Fenavinho Brasil. A obra é do artista plástico Cristiano Fabris, de Guaporé. A mesma pintura está retratada no rótulo do vinho com numeração de 1 a 250.
De acordo com Lucindo Copat, o Vinho da Imperatriz 2009 tem potencial de vida de, no mínimo, 10 anos. “Muito saboroso e persistente, o vinho apresenta um sabor com ataque doce e taninos macios. Possui muita estrutura, com cor intensa de um roxo límpido e aromas de frutas negras e notas de chocolate, cogumelos, trufas e nozes”, relata. Copat também será responsável pela elaboração do Vinho da Imperatriz 2011.

SERVIÇO
Vinho da Imperatriz
Data: 25 de fevereiro
Horário: a partir das 17h
Local: Vinícola Salton
Realização: Fenavinho Brasil 2011
Programação: Bênção das uvas, esmagamento das uvas pelas soberanas da Fenavinho Brasil 2011 e apresentação do vinho da Imperatriz da Fenavinho Brasil 2009.
www.fenavinhobrasil.com.br

Um comentário:

Jorge Ducati disse...

Excelente promoção para nossos vinhos...com um charme adicional! fico pensando em nós, pobres mortais, que estamos pisando nossas uvas no Reliquia Vini do Vilmar Bettú...acabo de pisar meus320 kg de Merlot, uvas pisadas por um barbudo feio... espero que alguém goste do vinho!
Jorge Ducati