segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Vinícola Perini projeta safra 20% maior

A Vinícola Perini recebeu as primeiras 30 toneladas de uva da safra 2011 na última quarta-feira (12), na sua sede, em Farroupilha (RS). A uva branca chardonnay, destinada a elaboração de espumantes, apresentou qualidade excepcional, segundo os enólogos da Perini. “Acredito que esta será a melhor safra da história”, comemora o diretor-presidente Benildo Perini. Para ele, as condições climáticas, influenciadas pelo fenômeno La Niña, o que tem garantido tempo seco e temperaturas amenas à noite, farão a atual safra superar a de 2005, até então a melhor da década passada, e também a saudosa safra de 1991.
Com o tempo ajudando nos próximos dias, Benildo Perini estima a colheita de 12 milhões de quilos de uva – um acréscimo de 20% sobre a safra passada, quando a Perini recebeu 10 milhões de quilos de uva. “Estamos preparados para receber até 14 milhões de quilos de uva com os investimentos feitos nos últimos anos”, destaca. Dos vinhedos próprios da Perini devem sair 1,1 milhão de quilos de uvas, um recorde. “As uvas merlot, moscato, marselan e cabernet franc estão com um aspecto extraordinário, nunca antes visto”, comenta.
Benildo Perini observa que esta safra será diferenciada por vários outros motivos, além do clima. “O produtor está cada vez mais empenhado em entregar uma uva melhor”, avalia. Neste ano, o preço mínimo da uva, que há anos não era reajustado, teve uma valorização de 13%, passando de R$ 0,46 o quilo para R$ 0,52 o quilo. “Na Perini, os produtores ainda recebem prêmio por uvas de melhor qualidade. “Além de tudo isso, a tecnologia existente hoje é muito superior a de anos anteriores, assim como o nosso conhecimento, que evolui a cada ano que passa”, comenta, acrescentando que “agora muitas mudas plantadas no início da década passada estão em plena produção”.

Nenhum comentário: