segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vinhos para o verão

Lize Jung, da Agência de Imprensa e Relacionamento - (51) 3337.3788/9116.6662, lize@lizejung.com.br – manda notícias sobre os vinhos de verão que a Importadora Porto a Porto trouxe a Porto Alegre, entre os quais alguns franceses, como os da vinícola Barmes Buecher, citados no livro “Os melhores vinhos da França da Edição 2010”, pontuados com 6 estrelas sendo que o Máximo são 7 estrelas. Receberam a classificação de Excepcional.
Os vinhos que conheço da vinícola Barmes Buecher da região francesa da Alsácia são cheios de carácter, elegantes, complexos e muitos frutados resultado de uma excelente maturação. Eles têm muitas referências na imprensa francesa e internacional. Grande parte da produção (50%) é exportada para grandes mercados consumidores como Alemanha, Bélgica, Suíça, Holanda, Inglaterra, Japão, China, Brasil, Canadá, Suécia, Dinamarca, Austrália e Estados Unidos. Entre os destaques estão: Alsace Grand Cru Hengst “Vendange Tardives” Gewurstraminer 2006 , Crémant D´ Alsace Brut 2008 e o Alsace A.O.C. Leimenthal Riesling 2004.
A outra novidade vem de uma micro-região de Bordeaux chamada Pomerol que possui produção bastante limitada. O tipo de solo favorece a produção de Merlot. Segundo Jancis Robison: “Pomerol é um canto curioso do mundo onde é difícil orientar-se. Não existe um verdadeiro centro da Vila. Pequenas estradas quase idênticas cruzam o planalto em quase todas as direções, aparentemente sem sentido. Cada família parece produzir um vinho, e todas as casas destacam-se entre as suas vinhas. A paisagem é salpicada com casas modestas, cada uma regozijando-se com o nome de Château. A Porto a Porto está trazendo o Château La Commanderie de Mazeyres – Pomerol 2006
Analise visual – Rubi escuro com reflexos vermelho telha.
Analise olfativa – Aromas de frutos vermelhos/negros maduros, (Cassis), vinho que tem aroma madeirado, levemente tostado lembrando defumação. Depois de aberto lembra sutilmente café e cacau.
Analise gustativa – vinho de sabor intenso e muito marcante, de médio a encorpado, tem tanidos muito sedosos, mas que ainda iram ficar mais elegantes com o passar dos anos, de sabor frutado e maduro com final logo e complexo
Harmonização – Carnes de caça como cordeiro e javali, pastas com molho funghi ou trufas negras, também harmoniza muito bem com carnes suínas.

Nenhum comentário: