segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Um cacho de uva com quatro quilos


Técnico Agrícola da Emater, Neiton Bittencourt Perufo, mostra o cacho de uva de 4 quilos
Fotos: Idovino Merlo
......................

Uma das principais atrações da 6ª Festa de Abertura da Vindima de Monte Belo do Sul é a Exposição de Uvas que retrata a representatividade da produção do município, maior produtor per capita da América Latina. São mais de 100 variedades com cachos que exemplificam a qualidade da safra. Destaque para a uva Itália com um cacho de 4 quilos. Mais de 200 produtores rurais forneceram uvas para a exposição
Com apoio da Emater, a exposição reúne variedades de quatro grupos: viníferas, de mesa, americanas e também orgânicas, todas produzidas no município. Mais de 200 produtores da cidade participaram da mostra fornecendo o melhor de suas produções. Tudo para garantir ao visitante um maior contato com a diversidade e a qualidade da fruta.
O colorido da fruta nas tonalidades branca, rosé e tinta chama a atenção dos visitantes que aproveitam para esclarecer dúvidas e conhecer castas diferentes. No local também é possível ver variedades resultantes de cruzamentos feitos pelo setor de pesquisa da Embrapa Uva e Vinho.
A Exposição de Uvas está localizada no Espaço Colonial, próximo ao Bodegão e ao Capitel que enaltecem a cultura e a religiosidade dos montebelenses. No Bodegão, uma casa típica italiana, o cardápio oferece vinho em taça e tábua de frios. No Espaço Colonial ainda é possível apreciar a arte ao vivo com a confecção de cestas de vime, dressa, entre outros.
O sabor da safra pode ser degustado por todos os visitantes que ao adquirirem o ingresso recebem um cacho de uva e uma garrafa de vinho de 187 ml com rótulo do evento. Uma pequena mostra do produto maior da festa, a uva, além de uma lembrança personalizada da promoção.
(Mais adinte há mais notícias sobre Monte Belo do Sul)

Nenhum comentário: