segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O belo jantar da Silvia Mascella Rosa


Silvia Mascella Rosa organizou excelente jantar harmonizado em Bento Gonçalves

Maria Alice Farina, parceria de mesa no jantar da Silvia, em Bento Gonçalves

Márcia Ferronato e Nestor Pizzato, no jantar na Casa de Madeira
...........


Fui a Bento Gonçalves, sábado, dia 29, especialmente participar de um jantar harmonizado pela jornalistas e sommelier Silvia Mascella Rosa, da revista Adega. Foi uma experiência muito boa. A começar pela companhia na mesa, na qual estavam a Márcia Ferronato, Diretora Executiva do SHRBS Região Uva e Vinho, e seu marido Nestor Pizzatto, com quem acertei um futuro jantar com perdizes na polenta mole; o Christian Burgos, editor da Adega, que falou sobre vinho e suas caçadas no Alentejo; o médico Farina, dono do hotel Farina Park e sua esposa Maria Alice, ambos envolvidos numa campanha para convencer as autoridades a ampliar o projeto de uma rodovia que vai encurtar o caminho para a serra e desviá-lo da engarrafada BR-116. A conversa foi animada e variada, falamos sobre caça, criação de ovelhas e, obviamente, sobre vinho.
O jantar, dentro do Programa Bento em Vindima, que ocorre nos meses de colheita da uva, muito bem organizado pela secretária de Turismo Ivane Remus Fávero e seus assessores, entre as quais Lucia Conci, aconteceu no restaurante Casa de Madeira, do Grupo Valduga, com a fantástica cozinha da casa, que eu já conhecia, mas que sempre é bom experimentar de novo. O João Valduga fez as honras da casa. Lamentei a ausência da mianha amiga Juciane Casagrande, diretora comercial da Valduga.Também estava presente o Antonio dal Pizzol, importante vitivinicultor da região.
Silvia montou um jantar com alguns dos principais produtos da região. A entrada foi um prato de frutas, queijos, pães e embutidos, harmonizado com espumante 130 da Valduga, um verdadeiro exercício sensodial. Depois, tivemos uma sala verde, com geléias de frutos vermelhos, hamronizada com espumante rose. O terceiro prato foi nhoque de bata doce ao molho de tomate com azeite em manjericão, harmonizado com um merlot Salton Desejo 2006. E, finalmente, codorna com polenta mole, harmonizado com um delicioso cabernet franc Valmarino 2008, cujos taninos enfrentaram muito bem a codorna, preparada ao vingo, como faziam os imigrantes pioneiros, em 1876. Aliás, a receita é daquela época, recuperada pelo Casa de Madeira.

Nenhum comentário: