quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Novas regiões vitivinícolas

Os vitivinicultores de duas novas regiões da uva e do vinho criaram associações para representá-los. Em Pinheiro Machado, durante a 27ª Feovelha, será apresentada, dia 29, a Associação dos Vitivinicultores de Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini - Vitisul. A informação é de Manoel Antonio Martinez de Araújo, ex-executivo do setor de supermercados, que começou a produzir uvas e vinhos em Pedras Altas, nas proximidades do castelo de Assis Brasil, já colocou um merlot 2009 no mercado e está organizando os produtores da região. O segundo passo será buscar um trabalho conjunto com os produtores que foram os desbravadores da Serra do Sudeste, em Encruzilhada do Sul.
A vitivinicultura é uma das alternativas encontrada por um grupo de produtores da região centro serra para romper com a monocultura do fumo. A partir da união de 17 produtores foi criada a Associação dos Vitivinicultores do Centro Serra (Avitis) que, dia 21, promoveu o início da colheita, em uma propriedade da Linha Rocinha, no interior de Arroio do Tigre. O Governo do Estado vai apoiar a iniciativa, segundo o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi.

Um comentário:

Manoel Antônio disse...

Apesar de ser um grande incentivador , e um dos primeiros membro da Vitisul, que reune os vitivinicultores dos municípios de Pinheiro Machado, Pedras Altas e Piratini. Cabe ao nosso presidente e idealizador Rossano Lazzaroto , o mérito de reunir, promover , e coordenar nossa Associação.

Manoel Araujo
Vinhedo Pedras Altas