segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Espumantes borbulharam em Monte Belo


Firmino Splendor coordenando degustação de espumantes em Monte Belo do Sul
Foto Idovino Merlo
..............

Lucinara Masiero, a jornalista que manda no vinho do Rio Grande do Sul, informa sobre os cursos gratuitos de degustação de vinhos, focados em espumante, que foram sucesso na recente Festa da Vindima de Monte Belo do Sul. Diz ela: “Nada melhor do que degustar espumantes em Monte Belo do Sul. O município é responsável por 10% da produção de uvas no Estado que são utilizadas para a elaboração da bebida. Apostando nisso, a Festa de Abertura da Vindima inovou nesta edição com a oferta de cursos gratuitos de degustação, porém com foco nos espumantes.
A primeira aula foi ministrada pelo professor e enólogo Firmino Splendor. O curso inseriu os participantes no mundo do vinho, apresentando informações básicas sobre o cultivo da uva e o processo de elaboração de vinhos e espumantes. Entretanto, a ênfase foi dada aos espumantes, principais estrelas da ação.Com turmas lotadas, a novidade contemplou turistas e comunidade. Foram mais de 10 cursos até 30 de janeiro.
O consumo de espumantes no Brasil vem crescendo a cada ano. No ano passado o setor borbulhou com uma produção de 12 milhões de litros da bebida. Acompanhando este crescimento e apostando em sua vocação para a elaboração do produto, Monte Belo do Sul busca sua Indicação de Procedência para seus espumantes. A documentação será entregue ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no final deste semestre.
(Mais adiante há outras notas sobre Monte Belo)

Nenhum comentário: