quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Viapiana cresce 10% pelo quarto ano seguido

Investimentos pesados em tecnologia e foco na qualidade do produto. O resultado disso, na Viapiana – Vinhos e Vinhedos é crescimento constante e um fechamento de ano cheio de perspectivas positivas para 2011. Pelo quarto ano consecutivo a vinícola deve crescer cerca de 10% em vendas e faturamento com vinhos finos e espumantes. Para o próximo ano a meta é ousada: dobrar este ritmo e aumentar a produção.
Com estimativas de crescimento de pelo menos 20% nas vendas, a vinícola passará das atuais 40 mil garrafas ano para cerca de 50 mil garrafas a partir de 2011. Para isso, além de aumentar a produção a Viapiana vai inserir novos produtos em sua linha de vinhos finos e espumantes, que atualmente conta com 11 itens, já reconhecidos internacionalmente. “Estamos registrando um crescimento sistemático na comercialização de vinhos finos e espumantes e sabemos que isso ocorre porque encontramos nosso formato de negócio, como boutique de vinhos finos, que aposta na qualidade aliada a um valor bastante vantajoso ao consumidor”, analisa Eumar Viapiana, um dos diretores da empresa.
Prova deste reconhecimento de qualidade que vem alavancando vendas é a mais recente premiação da vinícola. O Espumante Brut da Viapiana foi o único produto brasileiro a receber medalha de ouro no Concours Mondial de Bruxelles, realizado em Palermo, na Itália, em abril de 2010. O concurso é um dos mais importantes do mundo e conta com 275 degustadores de 40 nacionalidade que avaliaram 6.624 amostras.
A Viapiana teve sua primeira vindima em 1986 (neste ano a empresa completa 25 anos), iniciando no final da década de 1990 um forte processo de modernização. Atualmente a vinícola é um grande produtor de vinhos (mais de um milhão de litros por ano) e uma boutique moderna e exclusiva de vinhos finos (são pouco mais de 50 mil garrafas anualmente). Toda produção de vinhos finos é feita a partir de vinhedos controlados, com baixa produtividade por planta. Do descarregamento da uva, passando pela seleção dos grãos, até a vinificação e engarrafamento, tudo é automatizado e realizado por membros da família e alguns poucos funcionários. Praticamente todo vinho fino passa por barricas de carvalho importadas dos Estados Unidos e da França e sai da vinícola com qualidade reconhecida internacionalmente.
Em 2009 ocorreu mais um grande momento na história moderna da vinícola, com a inauguração do Enoespaço Viapiana. Tratam-se de 550m² de área construída repleta de conceito e modernidade arquitetônica. Lá estão uma Boutique, Restaurante, Wine Bar e Sala de Cursos. Na parte externa um deck é o local ideal para visitantes apreciarem a paisagem de vinhedos enquanto apreciam vinhos e espumantes.
Vinhos finos
Via 1986 GerAnt Cuvée Prestige – Vinho ícone da Viapiana, com produção limitada a mil garrafas
Via 1986 – Cabernet Sauvignon safras 2004 e 2005
Viapiana – Cabernet Sauvignon, Merlot e Sauvignon Blanc
Viapiana – Espumante Moscatel e Brut
Corte V – Corte de Cabernet Sauvignon e Merlot Tinto Seco e Tinto Meio Seco
Corte V – Corte de Marselan e Cabernet Sauvignon Rosé Seco Fino

Nenhum comentário: