sábado, 4 de dezembro de 2010

Modernidade e tradição em Flores da Cunha

A Vinícola Viapiana também tem uma construção moderna em Flores da Cunha.
................
Moderna, próxima, familiar, boutique, linda. Esta é a Viapiana – Vinhos e Vinhedos, de Flores da Cunha. Uma mistura bem acabada entre a tradição secular no cultivo de uvas e produção de vinhos e a contemporaneidade de sabores e aromas em evolução na produção nacional. Mais que isso, a Viapiana é um monumento de celebração da cultura do vinho, com um dos melhores espaços enogastronômicos do Rio Grande do Sul, moderna linha de produção e visão aguçada para lançar serviços e produtos diferenciados.
A Viapiana teve sua primeira vindima em 1986 (neste ano a empresa completa 25 anos). Localizada no Travessão Alfredo Chaves, localidade que abriga boa parte da produção vitivinícola de Flores da Cunha e do Estado, a Viapiana iniciou um forte processo de modernização em 1999, quando começou a elaborar vinhos finos. Entre os anos de 2004 e 2005, a linha foi incrementada com com a elaboração de espumantes e vinhos brancos finos. Um ano depois teve início a modernização da estrutura da vinícola, uma das mais belas do Rio Grande do Sul, e o início da produção de três novas linhas de produtos: Corte V, Viapiana e Via 1986.
Atualmente a vinícola é um grande produtor de vinhos (mais de um milhão de litros por ano) e uma boutique moderna e exclusiva de vinhos finos (são pouco mais de 50 mil garrafas anualmente). Toda produção de vinhos finos é feita a partir de vinhedos controlados, com baixa produtividade por planta. Do descarregamento da uva, passando pela seleção dos grãos, até a vinificação e engarrafamento, tudo é automatizado e realizado por membros da família e alguns poucos funcionários. Quase todo vinho fino passa por barricas de carvalho importadas dos Estados Unidos e da França e sai da vinícola com qualidade reconhecida internacionalmente.
A vinícola passou a contar, em 2009, com o Enoespaço Viapiana. Tratam-se de 550m² de área construída repleta de conceito e modernidade arquitetônica. Lá estão uma Boutique, Restaurante, Wine Bar e Sala de Cursos. Na parte externa um deck é o local ideal para visitantes apreciarem a paisagem de vinhedos enquanto apreciam vinhos e espumantes.
A Viapiana está localizada em uma área com 2.800 m², rodeados de parreirais. A vinícola possui tecnologia de ponta para recolher a uva oriunda de aproximadamente 20 hectares de área própria e de mais cinco produtores parceiros. Ao lado da vinícola está o Enoespaço Viapiana, local com 550m² que abriga um mundo de cultura e sensações vitivinícolas.
O local possui uma Boutique com os produtos da vinícola, acessórios para a apreciação de vinhos, uma pequena biblioteca e expõem todas as premiações da Viapiana. No Wine Bar é possível aproveitar happy hours com amigos ou simplesmente degustar uma boa taça de vinho ou espumante. O local é ideal para a realização de reuniões informais regados com vinhos, espumantes e petiscos. Os dois espaços funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Em sábados e domingos o horário de atendimento é das 9h30min às 12h e das 13h30min ás 17h.
No restaurante, localizado no segundo andar do prédio, podem ser realizados eventos para grupos entre 20 e 100 pessoas. Em um ambiente estilizado a Viapiana oferece jantares e almoços preparados pelos chefs da Escola de Gastronomia UCS/Icif e por chefs renomados. Logo ao lado, ainda no segundo andar, fica a Sala de Cursos. Com estrutura única, o local pode receber degustações, programas diferenciados, workshops, treinamentos e palestras para até 25 pessoas.
Espumante Brut – Única medalha de ouro brasileira no Concours Mondial de Bruxelles, realizado em Palermo, na Itália, em abril de 2010. O concurso é um dos mais importantes do mundo e conta com 275 degustadores de 40 nacionalidade que avaliaram 6.624 amostras.
Vinhos finos
Via 1986 GerAnt Cuvée Prestige – Vinho ícone da Viapiana, com produção limitada a mil garrafas
Via 1986 – Cabernet Sauvignon safras 2004 e 2005
Viapiana – Cabernet Sauvignon, Merlot e Sauvignon Blanc
Viapiana – Espumante Moscatel e Brut
Corte V – Corte de Cabernet Sauvignon e Merlot Tinto Seco e Tinto Meio Seco
Corte V – Corte de Marselan e Cabernet Sauvignon Rosé Seco Fino

Nenhum comentário: