sábado, 4 de dezembro de 2010

Encontro na Embrapa Sul

Encontrei com o Sérgio Silveira Gonzaga e com o Roberto Silveira Collares, pesquisador e chefe geral, respectivamente da Embrapa Pecuária Sul, na cerimônia em que a Associação Brasileira de Hereford e Braford me fez uma homenagem com o Mérito Jornalístico Hereford e Braford, na noite do dia 03, no Hotel Plaza São Rafael, e eles me falaram da audiência que vai ocorrer, dia 10, na Embrapa Sul, em Bagé, para mostrar o grande desenvolvimento das pesquisas e dos novos equipamentos da unidade, especialmente relacionados com ovinocultura. “Além de um balanço sobre os investimentos e as perspectivas para a Unidade e cenários para a pesquisa, mostraremos a nova estrutura de laboratórios e nossas principais tecnologias”, diz-me o jornalista Breno Lobato. Sérgio, que além de pesquisador, é bom cozinheiro, falou-me que estão continuando as pesquisas sobre melhor aproveitamento da carnes ovinas.
Além das novidades sobre cordeiro, Roberto Collares fará uma apresentação da Unidade, destacando o histórico, as contribuições, os investimentos realizados nos últimos anos, os resultados e as perspectivas. Já o chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, Daniel Montardo, vai falar sobre a carteira de projetos e os desafios de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Serão inaugurados oficialmente os laboratórios construídos ou reformados e ampliados nos últimos anos: os de reprodução animal, sanidade animal, ciência da carne, nutrição e forrageiras. Também será mostrada a obra do abatedouro experimental.
Uma vitrine tecnológica será montada para que os visitantes possam conhecer de perto algumas das mais recentes tecnologias geradas pela Embrapa Pecuária Sul, como o aplicador seletivo de herbicidas Campo Limpo, a plataforma portátil para pesagem de bovinos, as ovelhas Booroola (portadoras de mutação genética natural que proporciona partos duplos ou múltiplos), além de bovinos de corte e de leite que participam de projetos de pesquisa conduzidos pela Unidade.
Na noite do Ranking Nacional do Hereford e do Braford, os vinhos servidos foram
Rastros do Pampa, da Vinícola Guatambu, lá de Dom Pedrito. Na minha mesa, todos aprovaram com louvor o vinho da Gabriela Pötter.

Nenhum comentário: