terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vale dos Vinhedos se prepara para a Vindima 2011


Vale dos Vinhedos já comemora o verão e prepara Festa da Vindima 2011
Foto Gilmar Gomes
.................

Também encontrei no Festival de Turismo a jornalista Lucinara Masiero, de Bento Gonçalves, que me passou boas informações sobre os eventos futuros na região. A começar pelas preparações para a vindima que se aproxima, com degustação de vinhos e espumantes, abertura da vindima, colazione, piquenique e cursos de degustação.
A vindima é sempre motivo de festa no Vale dos Vinhedos. É neste período que os parreirais, carregados de uvas das mais diversas variedades, atingem o ápice de um ano dedicado ao cultivo da matéria prima, responsável pela elaboração dos vinhos e espumantes elaborados pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos. O momento é de celebração.
Para comemorar a colheita os empreendimentos do roteiro oferecem atrações especiais para atender os milhares de turistas que vêm à Serra Gaúcha, atraídos pela magia da natureza. O cheiro da uva está presente em cada canto do Vale e a rotina da vindima encanta todos que vivenciam a cultura do vinho.
São cursos de degustação, piquenique, exposições e o tradicional colazione, café típico italiano. Atrações para todos os gostos e idades. A Vindima 2011 no Vale dos Vinhedos abre oficialmente no dia 5 de fevereiro, mas os rituais da colheita podem ser conferidos na região durante todo o primeiro trimestre do ano.
A expectativa da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) é de que a nova safra seja festejada por mais de 40 mil visitantes. O fluxo de visitantes no Vale dos Vinhedos vem crescendo a cada ano. Em 2009, foram 182.229 turistas, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Este incremento está diretamente associado ao surgimento de novas vinícolas, pousadas e hotéis diferenciados, além de restaurantes únicos e opções em artesanato local responsáveis por uma ampla rede de atendimento ao turista. Atualmente, o roteiro conta com mais de 30 vinícolas abertas a visitação.
Conheça as atrações do Vale dos Vinhedos através do http://www.valedosvinhedos.com.br/.

PROGRAMAÇÃO

Abertura Oficial da Vindima do Vale dos Vinhedos
Local: Hotel Villa Michelon
Dias: 5 de fevereiro de 2011
Programação:
- Solenidade de abertura, exposição de uvas e de artesanato, colheita de uvas no parreiral modelo do hotel, pisa das uvas pela rainha e princesas da corte da Fenavinho e do Vale dos Vinhedos, missa festiva, filó festivo (reuniões tradicionais italianas com comida, música, dança e jogos), jogos típicos italianos, apresentação de coral, colazione (café típico italiano), degustação de vinhos do Vale dos Vinhedos.
Mais informações: pelo telefone (54) 3459.1800 ou pelo e-mail reservas@villamichelon.com.br.

Degustação de vinhos, sucos e espumantes Zamek Hotel Boutique e Peculiare Vinhos Finos
Local: Praça coberta do Castello Benvenutti
Dias: todos os sábados de janeiro e fevereiro
Horário: das 17h às 21h
Programação:
- Visitantes e clientes do Zamek Hotel Boutique poderão degustar gratuitamente os vinhos, espumantes e sucos oferecidos pela Peculiare Vinhos Finos.
Mais informações: pelo telefone (54) 3388.3388 ou pelo e-mail reservas@zamekhotelboutique.com.br

Festa da Vindima Casa Valduga
Local: Complexo Enoturístico Casa Valduga
Dias: aos sábados, de 29 de janeiro a 12 de março
Programação:
- Colazione (café da manhã típico italiano), colheita de uvas, passeio de dindinho, apresentação de coral com realização de sabrage (abertura de garrafas de espumante com antigas espadas) nos parreirais, degustação de vinhos e suco de uva, almoço harmonizado, visita à unidade de maturação, engarrafamento, envelhecimento e caves de espumantes, visita à unidade de vinificação, visita à Capela das Neves com relatos da história da imigração italiana, esmagamento de uva com os pés e jantar harmonizado de encerramento nos parreirais.
Mais informações e inscrições: pelo telefone (54) 2105.3154 ou pelo e-mail reservas@villavalduga.com.br

Dia da Colheita, Piquenique nos parreirais e cursos de degustação Pizzato
Local: Pizzato Vinhas e Vinhos
Mais informações e reservas: pelo telefone (54) 3459.1155 ou pelo e-mail pizzato@pizzato.net.

Dias: de 12 de fevereiro a 19 de março
Horário: das 10h às 15h
Programação:
- No dia da Colheita o turista é recebido com chapéus de palha, aventais e bolsas personalizadas como preparação para visita guiada aos parreirais com proprietário da vinícola e às instalações da vinícola com enólogo. A visitação abrange informações sobre o ciclo de desenvolvimento das videiras e as etapas de vinificação. O programa inclui ainda o resgate da pisa das uvas e degustação de vinhos finos. A programação é encerrada com um almoço harmonizado com vinhos e espumantes.

Dias: de janeiro a março, diariamente
Horário: das 10h às 15h
- O visitante poderá desfrutar de um delicioso piquenique junto aos vinhedos da família Pizzato, curtindo o contato com a natureza ao sabor de iguarias regadas com vinhos e espumantes da vinícola. É necessário fazer reserva antecipada.

Dias: de dezembro a março, sextas e sábados
Horário: das 10h às 13h
- Cursos de degustação de vinhos com informações sobre o serviço e características sensoriais com rótulos da vinícola. É necessário fazer reserva antecipada.
Mostra de acordeões: I Pioneri Della Fisarmonica in Brasile
Local: Parque Temático Epopéia Italiana, próximo à estação férrea de Bento Gonçalves.
Dias: novembro de 2010 à fevereiro de 2011
Horário: De terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo das 9h às 12h.
Programação: A Mostra reúne, pela primeira vez na história do país, cerca 40 dos mais antigos acordeões produzidos na Itália e no Brasil. O acervo também conta com peças da Todeschini, que apoia o projeto. O ingresso é gratuito.

Nenhum comentário: