sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Espumante, a estrela da festa




Lambrusco Pinot Chardonnay Batasiolo
Asti Batasiolo

.............

A Importadora Max Brands está investindo firme na divulgação de espumantes para as festas de fim de ano, observando que, em qualquer lugar do mundo, o espumante é convidado de honra em festas e comemorações especiais. Conhecer a origem e classificação de cada garrafa é importante para escolher qual estilo tornará suas celebrações inesquecíveis.
A bebida que nós, brasileiros, chamamos de espumante, primeiro por uma questão legal de denominação de origem, depois porque os brasileiros se acostumaram com a expressão e não precisamos mais dizer “champagne”, nasceu na região de Champagne, na França, uma técnica de se produzir vinhos espumantes - a bebida símbolo das celebrações. A efervescência natural da bebida, que causa o característico estouro ao abrir da garrafa e produz as charmosas bolhas, é obtida a partir de uma segunda fermentação alcoólica, ocorrida em tonéis, pelo método charmat, ou dentro da própria garrafa , pelo método champanhês. As garrafas, por sua vez, são produzidas com fundo côncavo para suportar a pressão durante a produção e armazenamento.
O método de produção francês tornou-se abrangente e hoje é reproduzido em vinícolas de todo o mundo. As técnicas variam, porém muitos produtores seguem a mesma metodologia da clássica tradição francesa. Apesar da elaboração idêntica, os espumantes produzidos fora da região Champagne não podem levar a designação “método champanhês” no rótulo. A denominação foi substituída por “método tradicional”, “método clássico” ou “fermentação na garrafa”.
Entender as diferentes denominações é o primeiro passo para se conhecer o produto a ser comprado e, assim, garantir a melhor escolha.

Asti

A denominação é referente aos espumantes produzidos em Piemonte, na Itália. Têm como carascterística serem aromáticos, meio-doces e com baixa graduação alcoólica (6 a 7%). Um dos clássicos da região é importado para o Brasil pela Max Brands . Trata-se do Asti Docg, da vinícola italiana Batasiolo, que possui aromas frutados e vegetais, fragrância cheia, original e típica. Agradavelmente doce com pequeno conteúdo alcoólico. Harmoniza perfeitamente com sobremesas, panetone e salada de frutas.

Brut

Os espumantes com esta denominação são bem secos por terem pouca concentração de açúcar. Um excelente exemplo desta categoria é o Pinot Chardonnay Spumante Brut, também produzido pela Batasiolo, que apresenta aromas florais e de frutas brancas, com leves nuanças de mel e de leveduras. Acompanha peixes, frutos do mar, carnes brancas, queijos frescos.

Prosecco

Recebem esta classificação os espumantes produzidos em Vêneto, na Itália, a partir da uva glenda - antes denominada prosecco. O Prosecco Di Valdobbiadene Castelnovo Doc., da vinícola Castelnovo, possui aroma fresco, com perfume de frutas profundo e leve toque floral. Ideal com aperitivo, podendo acompanhar toda a refeição. Ótimo com frutos do mar, peixes em geral e queijos não muito fortes.

Lambrusco

Nome dado aos vinhos frisantes doces, produzidos na região de Emilia Romagna, na Itália. Na vinícola CastelNovo é elaborado o Lambrusco Castelnovo Bianco I.G.T, de aroma frutado, com toques de banana. Acompanha muito bem aperitivos, massas leves, carnes brancas grelhadas. Já o Lambrusco Castelnovo Rosso I.G.T, de aroma frutado, com notas de frutas vermelhas, harmoniza bem com aperitivos, lanches e doces.
A Max Brands, que dá estas dicas, importadora e distribuidora de bebidas e alimentos, atua no mercado brasileiro desde 2008, representando importantes marcas do cenário mundial. Entre os produtos comercializados estão marcas como Batasiolo, Berberana, Pampas del Sur, Cesari, Cave de Ladac, Marquis de Greyssac, DTK, Castelnovo, Santa Alicia e Sottano. Na área de alimentos, importa as massas, azeites e molhos da italiana De Cecco. A filosofia de trabalho da Max Brands consiste na gestão estratégica das marcas que comercializa, com o objetivo de ser considerada a melhor parceira por fornecedores e clientes. Para tal, a principal aliada da empresa é a análise de mercado, baseada em um conhecimento cada vez mais profundo dos anseios e desejos dos consumidores brasileiros, para controle de toda a cadeia do fluxo logístico. A Max Brands conta com distribuição em 21 estados e no Distrito Federal.

Nenhum comentário: