segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Vinho, exercícios e boa alimentação ajudam a viver mais



Gilberto Schwartsmann
Crédito da imagem: Rosi Boninsegna
...............



Já comentei aqui no Blog a palestra do oncolista e produtor de vinhos gaúcho Gilberto Schwartsmann na Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul há cerca de duas semanas. Agra, vou dar mais detalhes.
“Dois cálices de vinho por dia podem ter efeito protetor em relação a doenças cardiovasculares”, afirmou o professor de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFRGS e empresário, Gilberto Schwartsmann. Ele, que é proprietário da Vinícola Laurentia, em Barra do Ribeiro, uniu os temas “Medicina e Vinho” durante a palestra no Tá na Mesa da Federasul do dia 6 de outubro. Entretanto, deixou claro que não há nenhuma evidência médica sólida que recomende o vinho para curar ou evitar o câncer, por exemplo, ou que indique tratamentos com a bebida. “Não existem coisas milagrosas, apenas sabe-se que o vinho está vinculado a bons hábitos que incluem exercícios físicos, pois cada pessoa é responsável por mudar seu próprio destino”, salientou.
Segundo Gilberto Schwartsmann, não fumar, medir a pressão arterial com frequência, manter uma dieta balanceada, controlando o índice de colesterol, e fazer exercícios físicos são práticas que contribuem para que o indivíduo não desenvolva doenças. De acordo com o especialista, as estatísticas apontam que três em cada dez pessoas irão morrer de doenças cardíacas, como infarto ou derrames, e duas deverão desenvolver câncer. Schwartsmann ainda apresentou dados da Organização Mundial da Saúde que revelam que, nos próximos 30 ou 40 anos, a primeira causa de morte nos países em desenvolvimento, como o Brasil, será o câncer. “Isso porque haverá menos doenças cardíacas e as pessoas vão ter mais tempo de vida”, avaliou. “Exames preventivos ajudam a eliminar muitas doenças. O desafio é saber que a vida pode nos dar uma rasteira”, informou o médico, que aconselhou que se viva como se fosse morrer amanhã.

Nenhum comentário: