quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vale dos Vinhedos - safra 2010 em análise

Os vinhos do Vale dos Vinhedos da Safra 2010 já estão sendo avaliados dentro dos parâmetros estabelecidos para a Denominação de Origem. No primeiro dia, 16 das 18 amostras inscritas por sete vinícolas do Vale foram avaliadas, segundo critérios do Conselho Regulador, em degustação realizada no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. O painel de degustadores contou com três membros da Embrapa Uva e Vinho, três do Vale dos Vinhedos e um da Associação Brasileira de Enologia (ABE).
O grupo degustou um vinho base para espumante, quatro brancos e 11 tintos. Os dois vinhos base para espumante que ficaram de fora da degustação serão analisados ao final do processo. Isso porque no momento eles estão recebendo tomada de espuma. As 18 amostras correspondem a cerca de 400 mil garrafas.
O relatório da degustação será enviado às vinícolas, a partir de informações compiladas pelo pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, coordenador do grupo. A certificação tem prazo de validade de seis meses. Quando rotulados para serem comercializados, os vinhos passarão por nova degustação para revalidar a certificação.
Depois da comprovação de sua origem, os vinhos também passaram por análises físico-químicas na Embrapa Uva e Vinho e no Laboratório de Referência Enológica (Laren), em Caxias do Sul. Mesmo antes da obtenção da DO, as vinícolas estão se enquadrando nas novas normas. Com isso, as empresas esperam poder lançar os vinhos da Safra 2010 já identificados com a Denominação de Origem. A previsão, segundo o próprio Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) é de que o lançamento da DO aconteça até o final de outubro.
Na quinta-feira, dia 7, acontecerá a degustação de revalidação da Denominação de Origem de 14 amostras da Safra 2009, sendo três espumantes, dois vinhos brancos e nove tintos. Estes vinhos deverão ser lançados em novembro deste ano.

Nenhum comentário: