quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vale dos Vinhedos mostrou qualidade na Avaliação Nacional de Vinhos

A 18ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2010 confirmou o que já era esperado. As vinícolas do Vale dos Vinhedos estão no seleto grupo das que elaboram os vinhos mais expressivos do Brasil. Dos 80 vinhos brasileiros classificados entre os 30% mais representativos da Safra 2010, 19 são de empresas do Vale dos Vinhedos, ou seja, quase 25% deste seleto grupo. Além disso, dois vinhos tintos foram selecionados entre as 16 amostras degustadas no evento, realizado no dia 25 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Dos 19 vinhos, três são base para espumantes, quatro brancos e 12 tintos. A maioria destes vinhos começará a chegar ao mercado a partir de 2011. Já os brancos poderão ser degustados pelos consumidores ainda este ano.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Aldemir Dadalt, este resultado é o reconhecimento do trabalho conjunto de vinicultores, viticultores e enólogos. “É uma satisfação ter participado do evento degustando os vinhos representativos da safra. O Vale dos Vinhedos ficou extremamente bem classificado, o que nos mostra que continuamos crescendo em qualidade. Degustamos vinhos com apenas alguns meses de vida e constatamos que já estão em perfeitas condições para beber”, destaca.
A análise das 260 amostras por 55 vinícolas de sete estados brasileiros foi feita por um grupo de 87 enólogos e o resultado foi apresentado a um público superior a 750 apreciadores de vinhos. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), é o único do gênero no mundo, sendo respeitado por experts internacionais pela sua credibilidade.
Vinícolas associadas à Aprovale com vinhos classificados:
Casa Valduga 4 tintos, 2 brancos e 1 base espumante
Aurora 1 tinto
Chandon 1 base espumante
Pizzato 1 branco
Almaúnica 3 tintos
Dom Cândido 2 tintos
Lídio Carraro 1 tinto
Miolo 1 tinto, 1 branco e 1 base espumante

Amostras selecionados entre as 16 amostras degustadas na Avaliação Nacional de Vinhos:
Almaúnica Cabernet Sauvignon
Dom Cândido Marselan

Nenhum comentário: