quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Trem turístico na Almadén

No próximo dia 27, a Alamadén, a pioneira dos tempos modernos no plantio de uvas e produção de vinhos em Sant´Ana do Livramento, instalada por norte-americanos há mais de 30ª nos, mas hoje propriedade do Grupo Miolo, vai realizar o 1º Passeio do Trem Turístico de Livramento a Palomas, com almoço na vinícola. Easte passeio é uma idéia antiga, numa tentativa de aproveitar turísticamente a linha férrea no trecho entre a cidade e o distrito de Palomas, onde está instalada a Almadén. O trecho faz parte do ramal ferroviário Çivramento-Cacequi-Santa Maria-Porto Alegre, hoje desativado, mas ainda com condições de tráfego. Uma coisa interessante de ver é a própria via, feita em curvas, desviando qualquer obstaculozinho, que poderia ter sido superado. Mas, dizem os historiadores, os engenheiros ingleses que construiram a via férrea assim o fizeram porque, naquela e´poca, eles ganhavam por quilômetro. Quanto mais longa fosse a estrada, mais grana entrava....
Este é o 1º passseio do atual sistema, porque, nos tempos em que a Almadén era da Seagram´s, já fiz o trajeto Livramento-Palomas, numa velha composição ferroviária, puxada por uma locomotiva Maria Fumaça, enquanto bebíamos espumantes e vinhos brancos gelados, com convidados de todo o País. Na Estação de Palomas, nos esperava um belo espetáculo de jazz contemporâneo. A empresa recuperou e pinto a velha estação só para o espetáculo e o jantar maravilhoso que se seguiu.
Aliás, na semana passada, almocei com a jornalista Luciana Móglia, assessora de imprensa da Miolo, e contei para ela as grandes festas realizadas pela Seagram´s em Livramento para divulgar os vinhos Almadén. Uma vez, sempre levando convidados de todo o País, a empresa reuniu em Livramento alguns dos pintores brasileiros mais famosos e em evidência no momento e levou-os para pintar os vinhedos, na frente de grande público. Os jornalistas ganharam telas, pincéis e tintas e foram instados a fazer telas sobre o que viam. Os melhores quadros foram premiados. Outra vez, a empresa contratou famosa equipe de balonistasm do País e colocou os balões à disposição de quem quisesse sobrevoar os vinhedos, as cidades de Livramento e Rivera e a fronteira Brasil-Uruguai. Foram festas magníficas, nas quais Adriano Miolo poderia se inspirar na que pretende fazer para o lançamento do vinho Velhas Vinhas, um produto que está sendo elaborado com os vinhedos mais antigos da Almadén, que já superam os 30 anos de idade. Com o passeio de trem institucionalizado, meio caminho está andado.

Um comentário:

IVANCEZAR disse...

De fato, a retomada do projeto turístico envolvendo a restauração da antiga estação ferroviária e a bela paisagem rural que leva até a bucólica Vila de Palomas, é notícia alvissareira.

Criado na fronteira , sempre acompanho as notícias de "Riveramento" e deve-se agregar ao teu POST alguns dados importantes :

- está chegando a SALTON, que já comprou 700 hectares e promete investir pesado na produção de vinhos e espumantes . Com ela, já serão quatro empresas - ALMADEN - SANTA COLINA, CORDILHEIRA E SALTON. Bom, muito bom !!

- Melhor ainda, saber que a fronteira conta hoje com linha aérea regular, com aeronave de porte , ligando a fronteira com Porto Alegre e Florianópolis . Trata-se de um conforto que cidades como Santa Maria, por exemplo, não possuem ...

- Ótimo agregar que o Hotel CASINO que está sendo construído e associado à reforma do antigo prédio, deverá incrementar em muito as condições de acomodações e alojamento, sobretudo para um púbico mais eletivo.

- Por fim, a expectativa da conclusão do parque eólico para o ano de 2012 agrega maiores atrativos ao potencial turístico fronteiriço.

Enfim, são boas notícias para uma cidade que após a traumática perda do ARMOUR só vinha definhando .

abraço

IVAN CEZAR INEU CHAVES

http://ivancezar.blogspot.com