sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil




Carlos Paviani, do Ibravin

A cidade turística de Gramado (RS) recebeu, nesta quinta-feira (14), às 18h, no Varanda das Bromélias Boutique Hotel (Rua Alarisch Schulz, 158/198 - Bairro Planalto) o projeto “Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil”. O projeto foi iniciado, em São Paulo, na Expovinis 2010, em abril deste ano, pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), juntamente com a Escola de Gastronomia do ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners), situada em Flores da Cunha, e a FSI (Federação Internacional de Sommeliers). Este foi o segundo de quatro eventos previstos para as cidades de Porto Alegre, nos dias 20 e 21, Flores da Cunha, onde ocorreu no dia 23 de setembro, e Gramado. No evento, os convidados são brindados com alguns dos melhores exemplares dos vinhos brasileiros, selecionados pelo presidente da Federação Internacional de Sommeliers, Jefferson Sancineto Nunes, harmonizados por pratos exclusivos assinados pelo chef da escola, Mauro Cingolani.
Durante o jantar, os participantes receberam uma breve aula de harmonização, por meio de uma experiência divertida e inédita. São servidos quatro pratos acompanhados por sete vinhos brasileiros que, além de afinarem o paladar, despertam os sentidos numa mescla de textura, cores e sabores.
A forte presença do vinho no Rio Grande do Sul, que conta com mais de 700 vinícolas cujas famílias são descendentes de italianos, estimulou a parceria entre o Ibravin e a Escola de Gastronomia. Os eventos são uma mostra criativa da alta gastronomia italiana associada aos vinhos Tops brasileiros elaborados pelas vinícolas locais que têm famílias descendentes de italianos.
Há alguns anos as vinícolas brasileiras passam por processo de modernização que se reflete tanto no estilo de vinhos que expressam jovialidade e são amigáveis ao paladar, como no layout de apresentação, com rótulos clean e embalagens confeccionadas por designers de ponta.
CARDÁPIO:Brandade di baccalà all'olio extravergine di olivaBacalhau cremoso ao azeite de oliva extra virgemAcompanha Cave Pericó Brut Rosé - SC e Gois e Venturini Vivere Brut – RSTonno di coniglioCoelho em conserva com especiarias e ervas aromáticasAcompanha Casa Valduga Chardonnay Gran Reserva 2009 - RS e Boscato Rosé - RS Brasato al vino rosso e cipolle glassateBraseado ao vinho tinto e cebola glacê
Acompanha Panizzon Maximus - RS e Nubio Cabernet Sauvignon 2005 - SC Spuma di aranceMousse de laranja
Acompanha Punto Nero Moscatel – RS

Nenhum comentário: