terça-feira, 12 de outubro de 2010

Indicação de Procedência de Pinto Bandeira

Comunidade, empresários e produtores do setor vitivinícola do Rio Grande do Sul estiveram reunidos na quinta-feira à noite (07/10), para a cerimônia que marcou o lançamento da Indicação de Procedência de Pinto Bandeira. O evento, que aconteceu no Salão Paroquial de Pinto Bandeira, foi cercado de grande emoção pelos produtores da região. O selo de Indicação de Procedência era uma antiga reivindicação.
Com a certificação, a origem e os padrões de qualidade dos vinhos e espumantes elaborados pelas vinícolas que compõem a Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho), ficam assegurados. O proprietário da Don Giovanni, Ayrton Giovannini, comemorou o aguardado momento. “Todos ganham com isto, consumidores, produtores, valorizando ainda mais os vinhos e espumantes aqui produzidos”. A vinícola está entre as seis empresas da região que passa a receber o IP. Produzido pelo método champenoise, o espumante Brut 12 meses Don Giovanni está entre os produtos que já passam a circular com o selo.
O presidente da Asprovinho e enólogo responsável da Don Giovanni, Luciano Vian, falou em seu discurso, dentre outras questões, sobre as características do terroir da região de Pinto Bandeira. Também participaram do evento representando a Don Giovanni, a proprietária da vinícola, Beatriz Giovannini, o gerente comercial, Daniel Panizzi e o diretor da DG, André Giovannini. Outras informações em www.dongiovanni.com.br.
Cerca de 180 pessoas prestigiaram a entrega da certificação. Estava presente a coordenadora geral de Outros Registros do INPI, Maria Alice Camargo Calliari. Inicialmente, cinco produtos foram aprovados para receberem o selo, três espumantes e dois vinhos finos tintos exibirão o selo em sua rotulagem: Espumante Brut Don Giovanni – safra 2008; Espumante Brut Cave Geisse – safra 2008; Espumante Brut Valmarino – safra 2009; Vinho Tinto Cabernet Franc Valmarino – safra 2008; Vinho Tinto Merlot – safra 2009. A conquista é mérito da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho) e vem coroar o trabalho desenvolvido nos últimos oito anos. A Asprovinho tem como associadas as vinícolas Aurora – Centro Tecnológico de Pinto Bandeira, Don Giovanni, Geisse, Pompéia, Terraças e Valmarino.
De acordo com o presidente da entidade, enólogo Luciano Vian, tudo começou com a idéia de alguns membros do setor, de explorar e conhecer melhor as potencialidades da região. “Nosso trabalho foi identificar as particularidades dessa região de Pinto Bandeira, caracterizando o tipo de solo e clima que sabemos são elementos de fundamental importância na determinação das características e da tipicidade dos vinhos aqui elaborados”, ressaltou. Luciano também destacou a importância do selo como elemento certificador da qualidade e do diferencial dos vinhos e espumantes elaborados em Pinto Bandeira.
A Indicação de Procedência é uma certificação que aplica conceitos da legislação da propriedade industrial e assegura a origem e padrões de qualidade dos vinhos. Foram parceiros da Asprovinho na conquista da IP a Embrapa Uva e Vinho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Universidade de Caxias do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, FINEP, a FAPEG, a FAPERGS, o Sebrae e Ibravin.

Nenhum comentário: