quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ibravin e Senac-SP firmam parceria

Projeto-piloto trouxe 10 alunos da pós-graduação “Administração de Negócios do Vinho” e 10 coordenadores e docentes dos cursos de “Formação de Sommelier”do interior e da capital do estado de São Paulo para conhecerem in loco a elaboração de vinhos e espumantes brasileiros no Rio Grande do Sul.O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Serviço Nacional de Aprendizagem de São Paulo (Senac-SP) firmaram um projeto de cooperação para atender aos alunos dos cursos “Formação de Sommelier” e a pós-graduação “Administração de Negócios do Vinho”. A ideia é atuar em conjunto para incrementar a formação teórica e prática de futuros sommeliers e gestores vitivinícolas. O projeto-piloto realizado este ano beneficiou 20 alunos e profissionais do Senac. Para 2011, a intenção é trazer 200 formandos à Serra Gaúcha.Segundo o gerente de Promoção Comercial do Ibravin, Diego Bertolini, o objetivo é “promover a cultura de vinhos no Brasil, por meio da colaboração acadêmica e profissional entre as duas instituições”. “O acordo com o Ibravin oportuniza aos alunos do Senac o acesso ao mundo do vinho e a aproximação com o mercado de trabalho”, destaca Juliana Trombeta Reis, coordenadora dos cursos de bebidas do Senac-SP.
Na última semana, antes da 18ª Avaliação Nacional de Vinhos, ocorrida em Bento Gonçalves no dia 25 de setembro, duas dezenas de alunos e profissionais dos cursos “Formação de Sommelier” e da pós-graduação “Administração de Negócios do Vinho”, acompanhados de alguns de seus professores, cumpriram um roteiro organizado pelo Ibravin de visitas técnicas a vinícolas do Rio Grande do Sul, estado responsável por 90% da produção brasileira de vinhos e derivados. “Foi sensacional, os alunos aprenderam bastante em todas as empresas visitadas e também contribuíram com a visão de negócios que têm do mercado de vinhos em São Paulo”, conta Juliana Reis. Além dos produtos da Serra Gaúcha, os alunos tiveram acesso a vinhos e espumantes elaborados em outras regiões produtoras, como a Campanha Gaúcha.
Pelo acordo entre as Instituições, os alunos do Senac pagam a vinda até o Rio Grande do Sul e o Ibravin organiza o roteiro e arca com a hospedagem e alimentação dos convidados. A cooperação também inclui a participação em feiras, exposições e eventos, como a Expovinis, onde foram realizados cursos de degustação este ano. “O Senac tem um histórico de valorização dos vinhos brasileiros, que agora ganha a colaboração técnica do Ibravin para a melhoria do nosso conteúdo acadêmico”, observa Juliana Reis. Participaram desta edição do projeto profissionais de São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Campos do Jordão, Águas de São Pedro, São José dos Campos e também de unidades do Senac da capital paulista.

Nenhum comentário: