quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Gastronomia e vinho em Punta del Este

Meu parceiro de algumas jornadas em torno do bom vinho, Daniel Arraspide manda informar, diretamente de Montevideu, sobre o Festival de Gastronomia e Vinho que acontecerá, em novembro, em Punta del Este. Sou capaz de ir. Preciso rever Montevideu e sempre é agradável ir a Punta.
Punta del Este vai receber aos chefs e sommeliers convidados para participar do evento chamado Punta del Este Food & Wine. Um festival no qual durante quatro finais de semana (sábados 6, 13, 20, e 27 de novembro) um grupo seleto de profissionais e gourmets, amantes da boa vida, foodies, bon vivants – ou como você preferem chamar-lhes – vão estar reunidos em diferentes locais da principal praia uruguaia e seu área de influência para desfrutar de uma proposta única, além de inovadora.
Com nomes tão subjetivos como ser Paladar de las Dos Orillas, Aquarela do Uruguai, Uruguay Welcomes Great American Restaurants e Siete Fuegos by Francis Mallmann é que este festival chega até terras da costa uruguaia. Figuras da estatura de Drew Nieporent, Alan Richman, Josimar Melo, Charlie Arturaola, Martín Arrieta, Mara Salles, Gastón Yelicich, Hubert O'Farrell, Francis Mallmann, Federico Fialayre, Hernán Tahiana, e Marina Moraes – só para nomear alguns – estão entre as personalidades convidadas. Entre fogos e taças vão demonstrar os seus conhecimentos.
Com este festival, o Uruguai passa a integrar o circuito internacional de eventos de alta gastronomia, como no caso do Aspen Food & Wine Classic e o South Beach Wine & Food Festival de Miami. Toda uma conquista. O Uruguai tem uma rica gastronomia e ótimos vinhos.
A Wines of Uruguay (Asociación de Bodegas Exportadoras) vai estar presente com as suas vinícolas apresentando o melhor da produção vitivinícola uruguaia. A vinícola Alto de La Ballena já confirmou a sua participação. A grande novidade vai ser Bodega Garzón, que, pela primeira vez, vai apresentar-se em público com algo assim como um avant premiere de seus primeiros rótulos. Vinhos produzidos com uvas cultivadas na paisagem serrano – a propriedade da empresa Agroland, hoje conhecida pela qualidade dos seus azeites de oliva extra-virgem da grife Colinas de Garzón – vão ser apresentados em sociedade e degustados.
Como diretor do festival está Gabriel Bialystocki, um ávido gourmet e viajante, consultor em marketing gastronômico para produtos premium em alimentos e bebidas. Gabriel abriu o seu próprio restaurante antes de trabalhar como jornalista na categoria ''food & travel'', colaborando usualmente na mídia internacional especializada, como Food & Wine Magazine (USA), Gourmet Magazine (USA), revista Viagem & Turismo (Brasil), Revista In Lan Chile (Chile) e TimeOut Punta del Este, além de Radio El Expectador, como colunista de gastronomia e viagens. Através de anos recorrendo os restaurantes de Nova Iorque, São Paulo, Buenos Aires e Punta del Este, tem conhecido muitos famosos da cozinha, os quais sempre convida para conhecer Punta del Este, o lugar que escolheu para viver.
Alguns dos pontos altos do festival: sábado, dia 13 de novembro, no Ballroom do Hotel Mantra Resort, jantar Aquarela do Uruguai, onde vão cozinhar os chefs Mauricio Ganzarolli (Bananeira Restaurante, São Paulo), Mara Salles (Restaurante Tordesilhas, São Paulo), e Marina Moraes (Restaurante Gardenia São Paulo e Montevidéu). O outro é um almoço, o sábado, dia 27, com o badalado chef Francis Mallmann, que vai oferecer aos convidados uma cozinha que ele intitula Siete Fuegos (sete fogos), uma apresentação ótima de diferentes técnicas descritas no seu último livro.
O festival será uma proposta diferenciada, altamente recomendável, que todo amante da boa mesa não tem que perder.Mais informacão, visite a web site: http://www.puntafoodandwine.com/. Venda de ingressos no Uruguai em Red UTS nos siguentes locais:
• Pontos da Red UTS habilitados en locais de Red Pagos de Montevidéu e interior do país
• Palacio de la Música: Punta Carretas Shopping, Shopping Tres Cruces, 18 de Julio 1112 esq. Paraguay, y Portones Shopping
• CD Warehouse El Gaucho: 18 de Julio 1425 esq. Ejido

Um comentário:

DANIEL ARRASPIDE disse...

Caro Danilo, primeiro quero te agradecer pela divulgação do festival em Punta del Este. E comentar que você vai ser muito bem-vindo caso de quer dar uma volta por aquí no meu país. É só avisar, e a gente prepara um roteiro de visitas pelas vinícolas uruguaias, as que tem muita coisa boa para experimentar! Eu, com a Andrea vou estar lá pela Serra Gaúcha em 5 de novembro na Noite de Gala do Dall'Onder. Se você estivera por lá, a gente com certeza conversa. Um grande abraço, e até breve.DANIEL