segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Domno e Yali by Viña Ventisquero.



Enólogo Sergio Homazábel em Trinidad, no Valle Maipo, Chile.
...................




Os chilenos são bons criadores de ovinos – exportam carne de cordeiro para o Brasil – e grandes produtores de vinhos. Agora, a gaúcha Domno está razendo alguns vinhos excepcionais para serem harmonizados com carne de cordeiro. O Aldo Renato Soares, que curte cordeiro e vinho, em Brasilia, quando encontra a carne, deve ler com atenção que vale a pena. Estive na Ventisquero, no Chile, no início do mês, e confirmei a seriedade, a tecnologia e a qualidade do trabalho com os vinhedos e com a cantina, sob o comando do enólogo-chefe Felipe Tosso.
A Domno do Brasil, empresa do grupo Famiglia Valduga, firmou uma importante parceria para a importação de vinhos da Ventisquero. A partir de outubro passa a distribuir os vinhos Yali, by Vinã Ventisquero, com nove rótulos de cinco diferentes categorias.
Para marcar a parceria, o enólogo responsável pela linha Sergio Hormazábal e alguns executivos da empresa virão ao Brasil para, junto com dirigentes da Domno, apresentar o novo conceito da linha em um encontro com críticos e jornalistas no restaurante La Vecchia Cuccina, no dia 21 de outubro de 2010. Os vinhos da marca Yali foram lançados em 2001, mas, recentemente, em julho de 2007, a Viña Ventisquero relançou a marca dando ênfase no seu trabalho de preservação do meio ambiente. Desde então, a Yali comunica todos os esforços que a Viña Ventisquero faz nesse sentido. Este evento marca o relançamento da linha Yali no Brasil com esse seu novo conceito.
A bodega está localizada no Vale vitivinícola del Maipo, mais precisamente na região do Valle Del Yali. A vinícola termina no Pântano El Yali, perto da costa, de onde vem a inspiração do conceito da marca. Trata-se de empresa com 12 anos no mercado vitivinícola sempre buscando inovar para fazer vinhos de grande qualidade.
Os vinhos da linha Yali estão dirigidos ao público jovem, descomplicado e que quer voltar à essência da vida conectando-se com a vida silvestre. Esta linha apresenta um vinho jovem, fresco, feito por enólogos que atendem todos os requisitos que um vinho de classe deve ter. Os vinhos Yali são vendidos em 27 países entre eles o Chile e têm obtido muito sucesso na Inglaterra, Irlanda, USA, Coréia e Finlândia.
Os produtos desta linha são produzidos por uma equipe de enólogos qualificados e supervisionados por Sergio Hormazábal. Produzem vinhos com as castas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Carménère, Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot, compondo diferentes categorias como: Varietal, Wetland, National Reserva, Three Lagoons e Edição Limitada, todos nomes relacionados com o Pântano El Yali.

Atenção com o Meio Ambiente

O nome da linha é em homenagem ao Yali, a região pantanosa mais importante da zona Central do Chile, onde está localizada a Viña Ventisquero. Esta região concentra 25% das espécies de aves existentes no Chile, incluindo as migratórias.
Inspirada nesse refúgio da natureza, a empresa optou por desenvolver a linha Yali com o compromisso de destinar recursos para a preservação do meio ambiente. Alguns projetos em prática destinam parte do capital gerado pelas vendas das garrafas Yali para a preservação do habitat natural da vida silvestre mediante acordos com a WWT (Wildfowl and Wetlands Trust), Operation Migration; BirdWatch Ireland e Climate Care. A compensação de todas as emissões de gás carbônico do transporte ao redor do mundo e a utilização de garrafas mais leves dentro do contexto de reciclagem são alguns pontos importantes dos projetos vinculados a linha de vinhos Yali.

Vinhos da Linha Yali

Varietal:
Yali Varietal Chardonnay 2009 - 100% Chardonnay. Cor amarelo claro com tonalidades verdes. No aroma é expressivo com notas de frutas tropicais como papaia e manga mescladas com toques de pêssego branco e lima. Pode ser harmonizado com saladas, pescados, massas, carnes brancas e sobremesas à base de frutas frescas.
Yali Varietal Cabernet Sauvignon 2009 - 85% Cabernet Sauvignon, 15% Syrah. Vermelho rubi. Aroma intenso de frutas vermelhas maduras como framboesa, amora e cassis que se mesclam com notas de baunilha e chocolate. Pode ser harmonizado com queijos maduros como Emmental ou Brie e carnes vermelhas.

Wetland

Yali Wetland Merlot 2009 - 100% Merlot. Álcool: 13,5% vol. Cor vermelho violáceo. Aroma intenso de frutas vermelhas maduras como cereja que se mescla com notas de chocolate, canela e pimenta preta. Em boca, apresenta-se frutado, equilibrado e com taninos macios. Acompanha queijos semi maduros, carnes brancas e massas. Alcool: 13,5%. Quanto ao amadurecimento, 30% do vinho passou 6 meses por carvalho francês. O tempo de repouso em garrafa é de 6 meses. Estima-se um potencial de guarda de até 6 anos.
Yali Wetland Cabernet Sauvignon – Carménère 2009 - 60% Cabernet Sauvignon, 40% Carmenère. Cor vermelho rubi profundo. Aroma intenso de frutas vermelhas maduras como cereja, amora e cassis provenientes do Cabernet Sauvignon. Já o Carmenére, confere notas de especiarias como a pimenta preta. Além disso, percebem-se toques de baunilha e chocolate advindos da passagem por carvalho. Pode ser harmonizado com queijos maduros como Emmental ou Brie e carnes vermelhas. Álcool: 13,5% vol.
Quanto ao amadurecimento, 30% do vinho repousou durante seis meses em barricas de carvalho americano e o período de garrafa foi de seis meses. Estima-se um potencial de guarda de três anos.

National Reserva:

Yali National Reserva Sauvignon Blanc 2009 - 100% Sauvignon Blanc. Coloração verde pálido de aspecto cristalino. Aroma elegante mesclando notas de frutas cítricas como pomelo, lima, abacaxi e pêssego branco, com toque mineral. Pode ser harmonizado com saladas, frutos do mar, carnes brancas, queijos frescos e sobremesas a base de frutas. Álcool: 13,0% vol. A fermentação alcoólica foi conduzida lentamente com temperatura controlada entre 13° e 15°C, favorecendo a extração de aromas frutados e minerais. Foi realizada bâtonnage para maximizar o caráter gustativo e dar mais estrutura ao produto. Estima-se um potencial de guarda de até 5 anos.
Yali National Reserva Carmènére 2008 - 85% Carmenère. 15% Syrah. Cor vermelho cereja com notas grená. Aroma intenso e atrativo de frutas negras e vermelhas maduras como mirtilo, amora preta, groselha, morango e cereja e notas de especiarias que se mesclam harmoniosamente com toques de chocolate e baunilha. Pode ser harmonizado com queijos semi maduros como provolone, pratos à base de creme de leite e queijo, comida tailandesa e carnes suaves de coelho e avestruz. Álcool: 14%.
Quanto ao amadurecimento, 70% deste vinho repousou 10 meses em barricas de carvalho (70% em barrica francesa e 30% em barrica americana). Posteriormente, repousa 6 meses em garrafa. Estima-se um potencial de guarda de 7 anos.

Three Lagoons:

Yali Three Lagoons Cabernet Sauvignon 2008 - 85% Cabernet Sauvignon, 15% Syrah. Cor vermelho rubi com toque violáceo. Aroma expressivo e intenso de frutas vermelhas e negras muito maduras, especialmente morango, framboesa, mirtilo e cassis que se mesclam com aromas de pimenta preta, caramelo, tabaco e chocolate.
Quanto ao amadurecimento, 100% deste vinho repousa de 12 a 14 meses em barricas de carvalho francês com posterior repouso de 6 meses em garrafa. Estima-se um potencial de guarda de sete anos. Pode ser harmonizado com queijos maduros como Emmental ou Brie, carnes grelhadas, pratos com altos teores de gordura e bem condimentados. Álcool: 14,8% .
Yali Three Lagoons Syrah 2008 - 100% Syrah. De coloração negra azulada, é um vinho com aroma de frutas maduras como acerola e amoras com notas de especiarias como pimenta preta, tabaco e chocolate. Em boca, apresenta uma boa estrutura, com taninos firmes e final persistente. Álcool: 14,4% vol.
100% deste vinho repousa de 12 a 14 meses em barricas de carvalho francês com posterior repouso de 6 meses em garrafa. Estima-se um potencial de guarda de 7 anos.
Pode ser harmonizado com carnes de caça como cervo, avestruz, javali, porco e cordeiro.

Edição Limitada

Yali Edição Limitada Carménère 2008 - 85% Carmenère. 15% Syrah. Cor vermelho cereja com notas grená. Aroma intenso de frutas maduras como amora preta, morango e cereja com notas de especiarias. Pode ser harmonizado com queijos semi maduros como provolone, carnes grelhadas, pratos com alto teor de gordura e bem condimentados.
Quanto ao amadurecimento, 100% deste vinho repousa 16 meses em barricas de carvalho francês. Posteriormente, permanece 12 meses em garrafa. Estima-se um potencial de guarda de até 10 anos, Álcool: 14,5% vol
A Domno do Brasil, empresa do grupo Famiglia Valduga tem pouco mais de dois anos no mercado, atuando em duas frentes de negócios: a importação de vinhos finos e a elaboração de espumantes pelo método charmat. Esse projeto representa a certeza do Grupo Valduga no crescimento do setor de vinhos finos no Brasil, tanto de nacionais quanto de importados.
Atuando com distribuição exclusiva, e com representantes em todo o Brasil, a Domno do Brasil apostou no mundo dos vinhos importados, iniciando sua atuação com linhas de peso, os argentinos do destacado enólogo Carlos Pulenta, personalidade do alto escalão do mundo dos vinhos daquele país, com sua nova Bodega, a Vistalba.
Em 2010, a Domno incluiu em seu portfólio, vinhos importados de Portugal, do Grupo Enoport, e do Chile com a marca Yali, da Viña Ventisquero. Outros países devem entrar em breve para essa lista selecionada com muito cuidado mantendo sempre a opção por vinhos de boa relação custo/benefício. “Vamos seguir a filosofia da família, elaborando e selecionando para importação, vinhos e espumantes de alta qualidade, buscando sempre inovar e colocar na mesa do consumidor brasileiro o que há de melhor no mundo enológico”, afirma Jones Valduga – administrador da Domno do Brasil.

Nenhum comentário: