quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Degustação de bons vinhos brasileiros

Hoje e amanhã, degustação de grandes vinhos brasileiros, harmonizados com comidas especiais. “Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil” é realizado pelo Ibravin em parceria com a Escola de Gastronomia UCS-ICIF e a Federação Internacional de Sommeliers (FSI).
O evento “Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil” chega a Porto Alegre nesta quarta e quinta-feira (dias 20 e 21). A degustação harmonizada de vinhos brasileiros acontecerá das 19h às 21h no Becco Restaurante Praia de Belas - Blue Tree Millenium (Av. Borges de Medeiros, 3120 – Solarium). O engenheiro agrônomo, enólogo e sommelier Jefferson Sancineto Nunes, presidente da Federação Internacional de Sommeliers (FSI), conduz a degustação, acompanhado dos pratos elaborados pelo chef Mauro Cingolani, diretor-técnico da Escola de Gastronomia UCS-ICIF, de Flores da Cunha.
Lançado em São Paulo, na Expovinis 2010, em abril deste ano, o evento “Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil” é realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), em parceria com a Escola de Gastronomia UCS-ICIF e a FSI. Durante o jantar, os participantes recebem uma breve aula de harmonização, por meio de uma experiência divertida e inédita. São servidos quatro pratos acompanhados por sete vinhos brasileiros que, além de afinarem o paladar, despertam os sentidos numa mescla de textura, cores e sabores.
De entrada, serão servidos espumantes brut, com bacalhau cremoso ao azeite de oliva extra virgem. Os vinhos brancos e rosé vem em seguida, acompanhados de coelho em conserva com especiarias e ervas aromáticas. Já os vinhos tintos vão à mesa com o prato de carne bovina assada na brasa ao vinho tinto e cebola glacê. Por fim, o espumante moscatel é harmonizado com a sobremesa mousse de laranja. “A ideia é descomplicar o que não é complicado, mas parece que é”, afirma Jefferson Nunes. “Queremos oferecer as pessoas a oportunidade de descobrimento dos vinhos brasileiros”.
O chef Mauro Cingolani ressalta que o evento não se trata de um jantar harmonizado, mas sim uma degustação diferente, com pequenas porções dos pratos do cardápio. “Queremos proporcionar a experiência de sentir diversas sensações e sabores dos vinhos brasileiros através da comida”, explica. Estas serão a terceira e a quarta edições do evento, já realizado em Flores da Cunha, onde ocorreu no dia 23 de setembro, e Gramado, no dia 14 de outubro. No próximo ano, o projeto deve ser realizado em outras cidades do RS e de outros estados do país.

Nenhum comentário: