segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vinhos de Pinto Bandeira

No dia 5 de agosto, aconteceu a avaliação sensorial de 15 vinhos candidatos a receber a certificação da Indicação de Procedência (IP) Pinto Bandeira, na Sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). Seguindo o estabelecido no Regulamento de Uso, que é controlado pelo Conselho Regulador da Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), participaram da avaliação sete degustadores oficiais, representantes da Embrapa Uva e Vinho, da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e das vinícolas do projeto.
Segundo o presidente da Asprovinho, Luciano Vian, foram avaliadas 15 amostras, sete de vinhos tintos, quatro de espumantes e quatro vinhos base para espumantes, elaboradas no período de 2008 a 2010. Dessas, apenas duas não foram aprovadas pelo criterioso comitê, o qual visa fortalecer a identidade e a qualidade dos vinhos da região. A atividade foi coordenada pelo pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Mauro Zanus, que desde 2004 acompanha o desempenho dos vinhos elaborados pelas vinícolas associadas.
A IP de vinhos finos e espumantes Pinto Bandeira foi obtida em julho deste ano graças ao esforço conjunto da Asprovinho, Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o suporte financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).Em 8 de outubro, acontecerá a solenidade de lançamento da IP Pinto Bandeira e dos primeiros vinhos certificados. Integram a Asprovinho as vinícolas Cave Geisse, Cooperativa Pompéia, Cooperativa Vinícola Aurora - Unidade Pinto Bandeira, Don Giovanni, Vinícola Valmarino e Terraças.

Nenhum comentário: