quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vinhos de Farroupilha

O lançamento da quinta edição da Seleção de Vinhos de Farroupilha - concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes e sucos de uva do município - está marcado para a próxima terça-feira, 24 de agosto. O evento será realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha, a partir das 19h30min. Serão apresentados às vinícolas farroupilhenses o regulamento e a programação do concurso - que inclui, além do lançamento, período de inscrição e coleta de amostras junto às vinícolas interessadas, análise sensorial dos produtos inscritos e jantar-baile de revelação e premiação das amostras vencedoras.
O concurso tem como propósito valorizar a produção vinícola de qualidade existente no município, incentivando a qualificação dos vinhos, espumantes e sucos de uva elaborados e engarrafados em Farroupilha, ao mesmo tempo em que se busca a promoção de tais produtos junto aos mais diversos públicos, estimulando o consumo.
O certame também é utilizado para destacar o potencial vitivinícola de Farroupilha - terceiro maior produtor brasileiro de uvas e vinhos - e evidenciar particularidades da produção local, sendo que o município ocupa o posto de maior produtor brasileiro de uvas moscatéis, diferencial que impulsiona projeto de indicação geográfica em andamento desde o ano passado e que motivou a realização do 1º Festival do Moscatel, em maio deste ano.
A Promoção é da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) e da Prefeitura Municipal de Farroupilha, através da Secretaria da Agricultura. Patrocinam o evento: Agrimar/Unyterra, Amazon Group, Banco do Brasil, Basf, Ever Intec, Gás Bonalume, LNF – Latino Americana, Posto Farrapos, Rasera Casa de Carnes, Tramontina, Trombini, Vêneto Mercantil/Scholle Packaging. Apoiam institucionalmente o evento: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; SEBRAE; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.
Farroupilha Vitivinícola
Farroupilha é o terceiro maior produtor vitivinícola do país e o maior produtor nacional de uvas moscatéis (utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos). Também ocupa a segunda posição no Estado na produção de uvas Vitis Vinífera (para vinhos finos).
A estrutura vitivinícola local envolve 1.365 propriedades vitícolas, uma área de vinhedos de 3.892 hectares (conforme Cadastro Vitícola 2005/2007) e 44 estabelecimentos vinificadores ( conforme Cadastro Vinícola do RS).
Produção Vitícola
Em 2010, a safra vitícola local, conforme dados compilados pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), foi de:
- 45,3 milhões de quilos de uvas para vinificação, correspondente a 8,6 % da vindima gaúcha, de 525,6 milhões de quilos.
- 65 variedades de uvas, sendo 39 milhões de quilos de uvas americanas ou híbridas e 6,3 milhões de quilos de Vitis Viníferas.
- 3,6 milhões de quilos (representando 42 % do total gaúcho, de 8,59 milhões de quilos) da cultivar Moscato Branco – a principal Vítis Vinífera Branca do Estado, em volume.
Farroupilha detém, segundo o Cadastro Vitícola do RS 2005/2007, a maior área de cultivo de uvas Moscato Branco no RS: dos 776,87 hectares da casta no Estado, em 2007, o município respondia por 48,84% (ou 379,5 hectares).
Produção Vinícola
Em termos de produção vinícola, em 2009, dados do Ibravin indicam a produção de 40,87 milhões de litros de vinhos e derivados, correspondentes a 12,4 % da produção total do Rio Grande do Sul, de 328,96 milhões de litros.

Nenhum comentário: