sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Uva no Mato Grosso

Dia 5 de agosto, aconteceu mais um módulo do Curso de Capacitação Continuada na Cadeia Produtiva da Fruticultura em Mato Grosso, destinado a técnicos e produtores com interesse na Cadeia Produtiva da Uva no Estado. O evento foi promovido pela Embrapa Mato Grosso e Embrapa Uva e Vinho, no Sindicato Rural de Sinop (MT).
O curso visa apresentar e discutir os conhecimentos e tecnologias desenvolvidos pela Embrapa Uva e Vinho que possam ser incorporados à vitivinicultura no Estado de Mato Grosso. Com isso, pretende-se criar alternativas para aumentar a produção e a qualidade da uva, promover o abastecimento do mercado interno, discutir a possibilidade de estabelecimento de um negócio que seja economicamente viável, especialmente para o pequeno produtor.
O Curso é dividido em três etapas. Na primeira parte, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Dr. Marcos Botton abordou aspectos quanto ao potencial da viticultura na Região, tecnologias de produção e possibilidade de adaptação para o MT (solo, clima, cultivares, tratos culturais e fitossanitários e etc), forma de acesso às tecnologias disponíveis, possibilidade de parcerias, alternativas para agregação de valor nos pequenos agricultores com a elaboração de suco e vinho e outros subprodutos da uva.
Na segunda etapa, o pesquisador da Embrapa Transferência de Tecnologia, Dr. João Meneguci, falou sobre aspectos relacionados a “Produção de Mudas de Videira”. Como etapa final, foi realizada uma visita a duas propriedades produtoras de uva em Sinop. A Embrapa Mato Grosso, desde que iniciou suas atividades em Sinop/MT, definiu como estratégia de trabalho desenvolver um Programa de Capacitação Continuada, por meio de cursos em módulos direcionados para representantes da Assistência Técnica que atuam nas cadeias produtivas com importância econômica e social para o Estado. Até o momento foram contempladas a pecuária leiteira, com a realização de 2 módulos; e a fruticultura, com a realização de 4 módulos. O próximo abordará a cadeia da viticultura por se apresentar como mais uma alternativa para o Estado. Em Setembro é previsto um módulo sobre mandioca.

Nenhum comentário: