quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ovinocultura da Região Sul é destaque

Quem manda a nota é Paulo de Tarso dos Santos Martins, tirada do site Rural MT:
“Uma das maiores atrações da 38ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial do Sul de Mato Grosso, a Exposul, tem sido o rebanho de ovinos. Na última quarta-feira (11.08) o julgamento da raça Santa Inês levou a condição de grande destaque na feira os animais da Ovinos Bonjour, que conquistou quatro primeiros lugares nas mais diferentes categorias que foram a julgamento. De acordo com a proprietária da Ovinos Bonjour, Fernanda Bonjour, foram selecionados 16 fêmeas PO, 12 reprodutores PO, cinco machos PROV I, três reprodutores comerciais, nove matrizes comerciais e 10 borregas fêmeas comerciais. Destes animais, 24 foram à pista.
As fêmeas foram responsáveis pelo 1º lugar na Categoria Borrega, de seis a sete meses, e 1º lugar na categoria Ovino Adulto, de 18 a 24 meses. Também com as fêmeas, a Cabanha Novo Horizonte, localizada no município de Guiratinga, cerca de 110 km de Rondonópolis, conquistou o 2º lugar na Categoria Borrega de seis a sete meses, 2º e 3º lugares na Categoria Animais Jovens, de 15 a 18 meses e ainda 2º e 3º lugares na Categoria Ovino Adulto Fêmea, de 24 a 36 meses. Com os animais machos, foram 1º lugar na Categoria Borrego de seis a sete meses, 1º lugar na Categoria Ovino Jovem, de 15 a 18 meses, 2º lugar na Categoria Adulto, de 18 a 24 meses e ainda 2º lugar na Categoria Adulto, de 24 a 36 meses. Os animais ainda conquistaram a Categoria Reservada Campeã Ovino Adulto Fêmea e Categoria Reservado Campeão Ovino Adulto Macho. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado do julgamento, pois é fruto de um trabalho conjunto. Isso nos motivo a estar sempre incentivando no melhoramento do nosso rebanho”, afirmou Fernanda, que expõe e comercializa os animais pelo terceiro ano consecutivo na Exposul. Segundo a pecuarista, desde o início da criação, em 2008, pelo agrônomo e empresário José Eugênio Bonjour, o rebanho só tem aumentado. Atualmente são 45 animais PO (macho e fêmea) e 1080 fêmeas entre registradas e comerciais.
A preocupação e a busca pela qualidade do rebanho fizeram com que a Ovinos Bonjour entrasse para o Programa de Melhoramento Genético da Raça Santa Inês, dirigida pela Assoc. de Criadores de Ovinos de Sergipe em parceria com a USP (Universidade de São Paulo).
De acordo com a médica veterinária responsável pela criação Sílvia Tartari, a produção de cordeiros para abate da Ovinos Bonjour trabalha com um manejo alimentar adequado, fazendo o confinamento, com a utilização de feno como volumoso, aliado a uma suplementação concentrada (ração).
“Dessa forma asseguramos a terminação do cordeiro com a obtenção de uma carcaça com as características desejadas pelo consumidor”, explica Sílvia Tartari, que também é técnica da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO).
A proprietária do rebanho lembra que até domingo (15.08) continuarão com os animais no parque de exposições e a comercialização continua. “A comercialização está muito boa, sem dúvida este tem sido um ano muito produtivo para a ovinocultura que só tende a crescer”, avaliou a empresária, que participou neste ano da 6ª edição da Exposição de Pequenos Animais (Expopeq), em Cuiabá.
Após o período de feira agropecuária, os interessados no rebanho poderão entrar em contato no escritório da Ovinos Bonjour, que está localizado na Avenida Jules Rimet, 309, sala 08, Bairro Alvorada, Cuiabá.

Nenhum comentário: