segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Certificação de espumantes em Garibaldi

Criado em 2008, o Consórcio de Produtores de Espumantes de Garibaldi- RS (CPEG) está justificando sua existência e prepara-se para noticiar um importante estágio de suas atividades. Segundo o enólogo e empresário Adolfo Lona, presidente do Consórcio, foram dois anos de adequações e regramentos que estabelecerão um novo ciclo para os espumantes elaborados pelas vinícolas integrantes do consórcio o que garantirá uma melhor qualidade e padrão na produção.
Lona informa que foram realizadas auditorias nas cantinas e nos produtos, dando início ao processo de certificação das vinícolas AdolfoLona, Pedrucci, Courmayer, Bolsoni, Chesini e Garibaldi. Também fazem parte do consórcio a la Cantina e a vinícola Agostini. As auditorias estão sendo realizadas pela empresa Certifica, de Porto Alegre, credenciada pelo INPI. Lona informa ainda que, em outubro, um grupo de jornalistas de todo o país estará reunido no Hotel Casacurta, em Garibaldi, quando ocorrerá o lançamento das principais ações do consórcio e o detalhamento de todo o processo de certificação.
O Consórcio dos Produtores de Espumantes de Garibaldi foi criado com o objetivo de melhorar a qualidade, através da certificação dos espumantes. Um Regulamento de Avaliação de Conformidade estabelece as regras para a produção do vinho-base, da tomada de espuma e fixa os prazos mínimos para o ciclo total de elaboração.

Nenhum comentário: