segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Avaliação Nacional de Vinhos na era digital

A XVIII Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2010 entra para a era digital. A Embrapa Uva e Vinho, apoiador técnico do evento, acaba de implantar um sistema próprio de informatização de análise sensorial. A implantação do sistema ocorreu ainda no dia 16 de agosto, quando iniciou a degustação de seleção das 260 amostras inscritas na Avaliação.
A novidade chega para garantir maior agilidade e segurança no processo de avaliação. Com isso, os resultados gerados são simultâneos, obtendo o relatório final sem interferência humana e com maior rapidez. Ao término das avaliações, é possível gerar um extrato do resultado por avaliador, com as notas individuais, do grupo e a mediana. Além de registrar pontuação, o sistema permite, ainda, inserir comentários.
Com excelente funcionamento, o sistema permite fazer a pontuação discriminada de cada vinho tanto no aspecto visual, quanto no olfato e no paladar, podendo gerar relatório individual por amostra. Isso possibilita enviar às vinícolas, informações dos vinhos como instrumento de avaliação para investimentos na melhora da qualidade do produto. Também é possível gerar a performance de cada avaliador, a fim de estabelecer comparativos e análises.
Desenvolvido pela BF2 Tecnologia, de Caxias do Sul, contempla os mais diversos projetos de pesquisa, apresentando diversas plataformas, dependendo da ação a ser desenvolvida, de seus objetivos e da metodologia de avaliação. A degustação de seleção, que é realizada no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, encerrará no dia 3 de setembro. Nesta edição, o evento reúne 260 amostras inscritas por 55 vinícolas de sete estados brasileiros, e a Avaliação final será dia 25 de setembro, em Bento Gonçalves, sob coordenação da Associação Brasileira de Enologia.

Nenhum comentário: