domingo, 25 de julho de 2010

Escultor Paulo Aguinsky na Galeria Da Maya

Paulo Aguinsky não é só criador de ovinos especiais e produtor de um excelente queijo de ovelha. É, também, um dos mais importantes nomes da escultura brasileira, com peças espalhadas pelo país e pelo exterior, e gosta de um bom vinho para acompanhar seus queijos.
Comemorando seus 50 anos de carreira artística montou uma exposição que, neste momento, está na Galeria Da Maya, em Bagé.A exposição de esculturas em pedra são formas animais que se denunciam entre os mármores e os basaltos, representando o resultado de meio século de dedicação à escultura. Nascido em São Borja, Aguinsky iniciou seu trabalho em cerâmica em 1959, passando a trabalhar com madeira dez anos depois e em 1982 adotou a pedra como a matéria básica de suas produções. O artista, desde então, coleciona prêmios em salões do Brasil e da Europa, em especial na França, onde participou de inúmeros salões e exposições, sendo em 1998, o único brasileiro escolhido para representar o país junto a Unesco na exposição “Les Arts Plastiques de l’ Amerique Latine et des Caraibes”, em Paris. Em 2004, sua criação “Tartaruga Marinha” - escultura em mármore - foi escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser oferecida ao mandatário da China, Hu Jintao, por motivo de sua visita ao Brasil.
Durante o período da exposição, que deverá permanecer dois meses em Bagé, acontecerão encontros com professores e oficinas de criação para os alunos visitantes dentro ação educativa promovida pela galeria. A seleção das obras é de Sandra Scherer Aguinsky e a produção da exposição é de Luciana Dias da Costa Vianna e Lauer Alves Nunes, com curadoria pedagógica de Igor Simões.
Proponho um brinde com Merlot Terroir da Miolo pelos 50 anos de carreira de Paulo Aguinsky!

Nenhum comentário: