quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dias de campo da vitivinicultura na Campanha

Está pegando a expressão “Nova Califórnia” para designar a Campanha Gaúcha e seu potencial para a produção de grandes vinhos. Antes que apareçam outros país, informo que ela foi criada, em Candiota, em torno de uma mesa na qual estavámos o enólogo Adriano Miolo e eu, saboreando um Tempranillo da Fortaleza do Seival. Ele contou como a Califórnia (USA) se tornou uma região produtora de grandes vinhos e acabamos dizendo que a Campanha gaúcha seria uma Nova Califórnia. Depois, em mensagem a um encontro de vitivinicultura, em Bagé, a governadora Yeda Crusius como que oficializou a expressão, usando-a em seu texto.
Agora, na divulgação de Dias de Campo naquela região, o Sebra-RS também a usa para designar a região da Campanha. Acho que o nome se firmou. É preciso, então, fazer grandes vinhos para justificar a expressão! Referência no cultivo da uva para elaboração de vinhos finos,a região debate maneiras de aprimorar manejos técnicos e minimizar perdas na colheita.
É o que dizem a Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS - (51) 3216-5165/5182 – e a
Central de Relacionamento Sebrae/RS: 0800 570 0800:
“A Campanha Gaúcha está se tornando referência na produção de uvas próprias para a elaboração de vinhos finos. Atualmente, 15% da produção brasileira da fruta para o produto são originários desta região. Mas devido às fortes chuvas que afetaram o Estado na safra 2009/2010, a última colheita registrou queda de produção. Por isso, os empreendedores locais estão empenhados em manter a qualidade técnica e minimizar os riscos de perda para a próxima safra. Estes também são os objetivos da primeira edição de 2010 do Dia de Campo, que reunirá produtores em Bagé, Quaraí e Uruguaiana entre os dias 28 e 30 de julho. A iniciativa é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) em parceria com a Embrapa Uva e Vinho, a Emater, o Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS e as Associações de Produtores dos municípios.
Os eventos são voltados para os participantes do projeto, mas há disponibilidade de receber também outros interessados em cada base produtiva (confira datas e locais abaixo). É necessário confirmar presença pelo telefone (53) 3241-4203 ou e.mail: taueh@sebrae-rs.com.br. De acordo com o engenheiro agrônomo Tauê Bozzetto Hamm, gestor do projeto Desenvolver o Polo de Produção de Frutas do Pampa Gaúcho, pelo Sebrae/RS, os Dias de Campo da Vitivinicultura serão promovidos de julho a janeiro, reunindo produtores rurais, colaboradores e técnicos para intensificar as ações de disseminação das novas tecnologias para o segmento. “Os encontros têm palestras pela manhã e prática nos vinhedos à tarde. O trabalho é realizado para que o vitivinicultor da região se profissionalize cada vez mais na atividade, o que resulta em melhorias na produtividade e na qualidade das uvas produzidas”, destaca. A expectativa é que 80 produtores participem da iniciativa nos três dias.
Caderneta
O gestor destaca que o diferencial deste ano é a entrega das Cadernetas de Campo para os produtores. “É uma ferramenta para controle de todas as atividades realizadas nos vinhedos, que representará avanço na gestão do negócio”, explica. Hamm salienta que as vinícolas compradoras demandam exigências de rastreabilidade para oferecer segurança alimentar aos consumidores dos vinhos e que este mecanismo auxiliará aos vitivinicultores nesta meta. Conforme o gestor, durante o primeiro Dia de Campo os produtores terão uma palestra explicativa sobre o preenchimento da caderneta e, nos próximos encontros, os técnicos irão monitorar o seu uso.
Além disso, também serão abordados os temas Manejo de doenças e Poda Seca, em palestras de técnicos da Embrapa Uva e Vinho e Sebrae/RS. “Manejos tecnológicos adequados e novidades para a resolução de problemas técnicos são preocupação constantes dos produtores. Esses encontros representam oportunidades de intercâmbio e atualização de informações frente às demandas que temos na região”, conclui Hamm.
A Nova Califórnia
A Campanha Gaúcha situa-se no Paralelo 31, o mesmo das melhores regiões produtoras de vinhos do mundo. As condições muito favoráveis de geografia e clima se expressam em um Terroir muito diferenciado, sendo considerada a Nova Califórnia do mundo vitivínicola. Na região, aproximadamente 1,4 mil hectares são destinados ao cultivo de uvas viníferas.

Projeto

O projeto Desenvolver o Polo de Produção de Frutas do Pampa Gaúcho atende 100 produtores de uva e 15 vinícolas da região, abrangendo os municípios de Candiota, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Quaraí, Uruguaiana, Itaqui, Rosário do Sul e Alegrete. O objetivo é promover a expansão do polo de frutas e vinhos finos da localidade, através do aumento da produtividade, da padronização da qualidade e do aumento do volume comercializado dos produtos. Para isso, promove ações que viabilizam técnica e economicamente os empreendimentos da região e contribuem com o desenvolvimento local da atividade.
Dia de Campo da Vitivinicultura da Campanha Gaúcha – 1ª. edição 2010:
28/07/2010 – Bagé (Associação Bageense dos Fruticultores)
29/07/2010 – Quaraí (Associação Quariense dos Fruticultores)
30/07/2010 – Uruguaiana (Cooperativa Vitivinicola de Uruguaiana)
Temas abordados:
Manejo de doenças – Dr. Lucas Garrido – Embrapa Uva e Vinho
Poda Seca – Engº Agrônomo Antônio Santin – consultor do Sebrae/RS
Engº Agrônomo Sebastian Perez – Salton (apenas no dia de campo de Bagé)
Caderneta de Campo – Engº Agrônomo Antônio Santin – Consultor do Sebrae/RS

Nenhum comentário: